Quer seja um empregador que está a contratar novos talentos para colmatar uma lacuna em termos de competências ou um gestor responsável pela contratação à procura de planear a sua estratégia de contratação para os próximos 12 meses, nunca foi tão importante compreender quais são as competências e os atributos mais procurados na área de Recursos Humanos. 

Em tempos de incerteza, as soluções inovadoras são cada vez mais necessárias para resolver problemas complexos.

Tendo esta situação em consideração, compilámos uma lista de algumas das principais competências que tendem a definir o ano de 2021 na gestão de Recursos Humanos. Estas são as competências em que as equipas precisarão de prosperar e ter êxito neste ano.

Os outros artigos neste e-book irão ajudar a contratar tendo as competências em mente e ajudar a compreender por que motivo a melhoria de competências e a requalificação são tão importantes numa organização moderna.

A função de um profissional de RH nunca foi tão complexa. Os avanços tecnológicos podem estar a fazer avançar as possibilidades de análise de pessoas e a permitir a automatização de processos anteriormente penosos, mas os principais desafios permanecem extremamente humanos; estes incluem a gestão de uma força de trabalho de 5.ª geração e a importância crescente de políticas em torno da diversidade e inclusão.

GERAÇÃO Z: CONTRATAÇÃO/RETENÇÃO

À medida que os profissionais da geração Z entram no mercado de trabalho, é importante saber como atraí-los e retê-los.

Apesar de se encontrar atualmente na extremidade mais jovem do mercado de trabalho, a geração Z irá constituir uma proporção crescente da força de trabalho ao longo dos próximos 10 anos. A contratação e retenção deste talento é essencial para assegurar o futuro da sua organização. O investimento no aperfeiçoamento da sua estratégia de recrutamento e na melhoria da sua cultura para reter este talento irá preparar a sua força de trabalho para o futuro. Utilizar a mais recente tecnologia e ser inovador em termos dos processos pode atrair o talento da nova geração para a sua empresa.

ANÁLISE DE PESSOAS

A análise de dados em RH pode levar à tomada de decisão estratégica que irá ajudar os seus colaboradores a prosperar.

A análise de pessoas é o futuro dos RH. São recolhidos mais dados do que nunca sobre os colaboradores; ter profissionais na sua equipa que consigam entender as informações e que as utilizem para tomar decisões será fundamental nas suas estratégias de atração e retenção. A tomada de decisões significativas com base em dados pode ter diretamente impacto na produtividade, nas receitas e nos lucros. No futuro, a IA irá permitir-nos tomar decisões mais bem informadas com base nos dados, que podem ajudar os nossos colaboradores a melhorar. Por isso, é importante contar com indivíduos com competências nesta área que consigam fazer avançar esta iniciativa.

SÓLIDO CONHECIMENTO DE D&I (DIVERSIDADE E INCLUSÃO)

Os profissionais que promovem a D&I podem ajudar a impulsioná-la dentro da sua organização.

A diversidade e a inclusão continuam a ocupar um papel importante na agenda empresarial à medida que entramos numa nova década. É crucial para as empresas ter uma voz nesta matéria e trabalhar em planos de ação para melhorar a D&I na sua organização. Tem‑se comprovado que uma força de trabalho diversificada melhora o resultado final, a produtividade e a cultura do local de trabalho. Por isso, ter um membro da equipa de RH que consiga representar esta situação e promovê-la em toda a organização será benéfico ao longo do ano de 2021 e seguintes.

BOM SENSO AO NÍVEL DA MENTORIA MODERNA

A mentoria ajuda as pessoas a compreender como podem enfrentar problemas através da experiência dos outros.

Tirar o melhor partido dos seus colaboradores irá traduzir-se no seu desenvolvimento para que se tornem o melhor que podem ser dentro da sua organização. A mentoria e a mentoria reversa dentro da equipa constituem uma importante competência que irá interligar os indivíduos e criar uma cultura de colaboração transversal e aprendizagem contínua. Tal pode não só ajudar os indivíduos, como também pode reduzir a dependência de gestores e profissionais de RH para dar todas as respostas. Trabalhar com um mentor de nível superior pode realmente ajudar os novos membros do pessoal a conhecer a cultura e as expectativas de uma organização.

CONHECIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DE 5.ª GERAÇÃO

À medida que a diversidade em termos de idade na força de trabalho aumenta, é importante que todos se sintam incluídos.

A função de RH constitui o âmago para garantir que todas as pessoas na empresa se sentem incluídas e apoiadas nas suas funções e na vida quotidiana. No entanto, tal é raramente uma abordagem única. Cinco gerações estão agora ativas no local de trabalho, o que significa que as equipas de RH devem ser flexíveis para garantir que estão a apoiar todas as gerações em termos das suas diferentes necessidades. Mediante a utilização de dados e análises, é possível compreender o perfil demográfico e formular uma estratégia de gestão integrada.

GESTÃO REMOTA

À medida que mais gestores trabalham remotamente, é importante manter os seus colaboradores empenhados nas suas funções.E com o contínuo desenvolvimento da força de trabalho, a forma como trabalhamos em conjunto em equipas também muda. A gestão remota está a tornar-se mais comum no mundo empresarial. Este é um novo território para a maior parte das pessoas. Por isso, a capacidade de manter as suas equipas empenhadas, mesmo que membros da equipa ou o seu líder não estejam presentes no escritório, é uma competência valiosa que reflete a força de trabalho dinâmica do futuro. A gestão eficaz é crucial para garantir que as suas equipas estão a trabalhar de forma produtiva.

COMUNICAÇÃO DIGITAL

A comunicação através de plataformas digitais é crucial, pois impulsiona a produtividade.

A comunicação no mundo empresarial tem sido sempre essencial. Contudo, à medida que a digitalização dos sistemas continua a ser aprofundada, os colaboradores devem ser capazes de comunicar eficazmente através de plataformas digitais. A utilização de ferramentas como o Skype, Yammer e IBM Sametime de forma eficaz pode contribuir para uma estratégia eficiente. Ser flexível na sua abordagem não só irá ampliar a comunicação digital a todos os membros da sua equipa, como também irá permitir que todos se sintam confortáveis e preparados para comunicar digitalmente. A comunicação clara na função de RH é essencial para assegurar a produtividade na equipa.

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE RH

A gestão eficaz da implementação de novos sistemas de RH é atualmente crucial para as empresas.

Os RH constituem uma função que continua a desenvolver-se através da implementação de novos sistemas e tecnologias, e o ritmo incessante da mudança só irá acelerar. Contar com membros da equipa que têm experiência e conhecimento nesta área pode ajudar a agilizar este processo e a implementar o sistema em pouco tempo. Com a quantidade de sistemas de RH novos e melhorados disponíveis para as empresas, os profissionais que sabem como envolver e estimular a equipa, quando estes são implementados, podem ajudar no processo.

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Upskilling & Resklling - Guia dedicado à melhoria de competências

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