As primeiras impressões são importantes, tanto para as empresas como para os colaboradores. Se o primeiro dia de trabalho de um profissional for calmo e fácil, isso será visível no seu trabalho. No entanto, se os novos colaboradores não se sentirem apoiados e acompanhados, poderão rapidamente sentir-se descontentes na nova empresa.

Como empregador, é do seu interesse promover a felicidade dos colaboradores – um colaborador feliz é mais produtivo. Siga os nossos conselhos para criar um bom processo de integração.

1. Questões frequentes? Crie um pack de boas-vindas

“Quais são as ferramentas que utilizam?”; “Tenho de ter aprovações em determinados pontos do meu trabalho?”, “Quem devo contactar em caso de…?”

Em qualquer empresa, existem questões colocadas frequentemente, com respostas já preparadas. Crie um pack de boas-vindas bem estruturado e de fácil acesso. Este deve incluir informação sobre a cultura e história da empresa, tarefas, informação relativamente a acionistas relevantes e pessoas de contacto, regalias, direitos e responsabilidades.

Para assegurar que responde às questões mais importantes, pergunte aos seus colaboradores quais foram os seus desafios e dificuldades quando entraram na empresa.  

Um bom começo irá ajudar o seu novo talento a encontrar o melhor  método de trabalho e, consequentemente, a ser produtivo mais rapidamente.  Desta forma, os novos colaboradores irão aprender melhor e valorizar a sua ajuda – sendo capazes de ajudá-lo a melhorar o processo de integração do futuro.

2. Buddy up!

Os primeiros dias são a altura perfeita para apresentar os novos membros da sua equipa aos atuais colaboradores. Crie um sistema para que o novo talento seja acompanhado por uma pessoa mais experiente, que saiba tudo sobre a empresa e que o ajude a compreender a cultura da empresa a sentir-se verdadeiramente bem-vindo.

Boas relações no trabalho contribuem para a lealdade dos profissionais e ajudam a criar um bom ambiente de trabalho – aumentando a produtividade.  

3. Recorde-se do seu percurso

Esta é a parte mais complicada. É muito provável que tenha feito tudo o que pôde para receber bem os novos colaboradores, mas mesmo assim estes podem ter dificuldades de integração – por isso seja paciente. Recorde-se que também passou por este momento. O que para si agora é lógico e natural, pode ser uma abordagem e realidade completamente novas para eles.   

Em vez de pressioná-los com prazos impossíveis, seja mais flexível e sugira que peçam conselhos e ajuda aos colegas e a si. Seja sincero, transmita-lhes segurança e mostre que podem falar abertamente. Quanto mais seguros se sentirem, mais depressa se sentem integrados na equipa.  

 

Descubra mais conselhos de gestão de equipas na secção de conselhos. Pretende contratar? Confie-nos o seu recrutamento. Contacte-nos!

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.