Esqueça-se a ideia que os Recém-Licenciados em Gestão têm de começar o seu percurso profissional em Consultoria, os Engenheiros Alimentares, no Controlo de Qualidade na Indústria e os de Marketing ou de Gestão de Recursos Humanos, em Multinacionais de renome numa ótica empresarial escolhida por todos aqueles que concluíram percursos semelhantes.

Se queremos um futuro diferente no Retalho (como noutro qualquer sector), se queremos antecipar as mudanças, se queremos estar preparados para todas as adversidades e mutações do futuro, não podemos fazê-lo com o mesmo protótipo de recursos humanos.

Há várias empresas na Restauração, por exemplo, que apostam neste tipo de perfis  e os elevam, mesmo sem qualquer experiência profissional, a cargos médios de gestão, formando-os e beneficiando de todos os seus conhecimentos, sejam eles de Marketing, Bioquímica, Gestão, Comunicação ou Matemática.

A razão por detrás deste pensamento é a criação de uma sucessão à altura ou ainda mais forte.

Contudo, muitas das empresas do Retalho são esquecidas por estes novos talentos que tanto poderão aportar valor. E porquê? Não se está a comunicar junto das faculdades da melhor forma? Estará o Retalho ainda longe de ser um sector inclusivo e competitivo face à Banca ou às Tecnologias de Informação? Será culpa da nossa mentalidade face a uma sociedade que sempre nos incutiu caminhos que não o Retalho?

Há 14 anos não se ouvia sequer falar em Redes Sociais, hoje é um os locais onde se começam negócios, onde se difundem os já existentes e se comunicam os que sempre lideraram o exemplo.

Há que apostar na diferença!

Enquanto Consultora de Retalho, já mudei a vida de diversos “Récem-Profissionais” que só precisavam de encarar o Retalho como uma alternativa estratégica aos demais sectores onde os “Recém-Licenciados” acabam por ser “só mais um”. Não que estes sectores tenham de estar obrigatoriamente ligados a uma conotação negativa, mas a verdade é que atraem candidatos às centenas e bem sabemos que após um ano, não haverá espaço para todos… a antiga Teoria de Darwin.

Porque não apostar no Retalho?

Sim, há horários noturnos, sim, há horários por turnos e, sim, não há tantos fins-de-semana como se gostaria. Mas ninguém chegou a Diretor(a) Geral, sendo Diretor(a) Geral durante toda a sua carreira profissional. O Retalho tem um detalhe singular que só a operação diária consegue ensinar. E não, não é para todos! Não há duas pessoas iguais no Retalho.

Além disso, são cada vez mais os Retalhistas que internamente desenvolveram Academias/Centros de Formação para garantirem que os seus colaboradores detenham sempre a formação necessária enquanto permanecem ativos na empresa. Por outro lado, há ainda os que, na impossibilidade de desenvolverem estes Centro de Formação, estabelecem parcerias com entidades externas que garantam o mesmo propósito.

Se pretende reforçar a sua equipa na área do Retalho, contacte-nos.

 

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.