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A forma como os profissionais são abordados durante o processo de recrutamento é, atualmente, um fator importante para a sua motivação para trabalhar numa determinada empresa.

As organizações devem compreender as diferentes expectativas e preferências dos novos profissionais. São pessoas cujas competências e capacidades, entusiasmo, motivação e energia são altamente valorizados.

O que espera o melhor talento e porque motivo a relação entre potenciais candidatos e empresas mudou?

Para explorar a mentalidade dos futuros profissionais, com foco nos millennials, falámos com Mervyn Dinnen, um autor com múltiplos prémios, blogger e técnico de RH.

Compreender as necessidades em mudança dos profissionais no processo de recrutamento

A maioria das empresas está a viver, de alguma forma, a transformação digital, sendo por este motivo que Mervyn sublinha que é importante contratar pessoas que estejam confortáveis com a incerteza relativamente à digitalização. O segredo para atrair este talento é garantir que a experiência de estar na empresa está alinhada com as suas expectativas.

“Devemos abandonar a ideia de que é necessário atrair um determinado grupo de pessoas e expandir a mentalidade sobre como o mundo trabalha atualmente, explicou Mervyn. “O talento de que necessitamos para evoluir, tenha 21 ou 61 anos, espera ser contratado de uma determinada forma.”

As empresas necessitam de compreender que os profissionais que estão a entrar no mercado de trabalho cresceram numa era de informação, atualizações e notificações constantes. “É o seu estilo de vida”, afirma Mervyn.

A forma como olhamos para cada geração mudou. Devemos reconhecer quais são as influências socioeconómicas, culturais e familiares que, durante a adolescência, moldaram comportamentos e expectativas pessoais. O que vemos como uma nova tecnologia e forma de comunicação é a norma para os milllenials.

A sua comunicação com os candidatos pode custar-lhe o melhor talento

Atualmente, ao realizar qualquer ação online, a maioria das pessoas espera que as coisas aconteçam rapidamente e querem um acesso facilitado à informação. Ao candidatarem-se a um emprego, os profissionais não pretendem apenas candidatar-se, eles querem que respondam às suas questões.

Seja honesto relativamente ao tempo que poderá demorar a realizar as segundas entrevistas. Mervyn exemplifica: “Queremos que tenha uma outra entrevista, mas é provável que a mesma só se realize daqui a duas semanas. Necessitamos que seja entrevistado pela pessoa adequada ou necessitamos de realizar uma avaliação”. Alternativamente: “Gostámos de si; mas precisamos de entrevistar mais candidatos porque…” Seja honesto; as pessoas preferem que assim seja.

Por outro lado, se transmitir que não está seguro acerca de um profissional, é provável que este procure outras oportunidades. O talento atual espera uma comunicação aberta e transparente.

É importante uma experiência excecional do candidato

Uma das formas mais simples de avaliar o seu processo atual é candidatando-se a uma oportunidade na sua empresa. “Veja o quão complicado pode ser. Ficaria impressionado com a quantidade de empresas que não o fazem,” comentou Mervyn. “Peça a alguns dos seus colegas para se candidatarem, analise o processo e receba o seu feedback.”

Outra forma de avaliar o seu processo é questionar os candidatos relativamente à sua experiência. “Questione as pessoas. Não envie apenas um questionário; fale com elas,” disse Mervyn. “independentemente de as contratar ou não, tente perceber o que gostaram ou não no processo. Um dos principais motivos para as pessoas desistirem de processos ou recusarem ofertas é a forma como são tratadas durante o processo.”

O erro que muitas empresas cometem é ver o processo de recrutamento como um exercício de filtragem. A mentalidade de que os profissionais que pretendem mesmo entrar na empresa continuarão no processo independentemente da forma como são tratados é incorrecta.

Mervyn sugere entrevistar todos os profissionais que se candidatam para averiguar o seguinte:

  • O que pensa sobre a empresa?
  • O que pensa sobre o processo?
  • Sentiu-se envolvido?
  • Acha que a informação foi transmitida com rapidez?
  • Sentiu-se respeitado pela empresa?

A fase de entrevistas é fundamental em qualquer processo de recrutamento. No entanto, o que várias empresas descobriram ao avaliar o seu processo foi que os profissionais sentem que recebem pouca informação sobre o projeto neste período e que o mesmo é muito demorado. Se avaliar o seu processo e descobrir que este não corresponde às expectativas dos candidatos, deve focar-se em aperfeiçoá-lo, para atrair o melhor talento.

Se gostaria de perceber como podemos ajudá-lo no seu processo de recrutamento, entre em contacto connosco.

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