As referências que decide enviar ao candidatar-se a uma oferta são uma parte essencial do processo de candidatura. Escolher sabiamente e preparar as suas referências aumenta significativamente a probabilidade de conseguir um emprego. Os gestores de RH irão contactar as suas referências depois da sua entrevista para verificar as informações que forneceu acerca das suas habilitações e competências. Isto faz com que selecionar as referências certas e manter a sua relação com as mesmas seja uma componente indispensável do processo de candidatura.

Como seleciono as minhas referências?

Considere os seguintes fatores ao escolher as suas referências: - Trabalhou com elas de perto num determinado período durante os últimos cinco anos? - A pessoa conhece os seus pontos fortes? Essa pessoa irá elogiar a sua ética profissional? - A sua referência é uma pessoa competente no seu setor? Pode descrever detalhadamente as suas habilitações? Antigos supervisores, anteriores clientes com quem trabalhou e colegas são todos excelentes referências. Certifique-se de que as informações de contacto que tem de cada referência estão atualizadas e mantenha-as informadas de que está envolvido num processo de recrutamento. Inclua a sua lista de 2-3 referências no final do seu CV e forneça todas as informações de contacto relevantes. Isto permite ao seu futuro empregador escolher que referência contactar para que possa formar uma imagem objetiva do seu perfil profissional.

Prepare as suas referências

As suas referências apenas podem fazer o que espera delas se as tiver preparado devidamente. Forneça a todas as referências e informações pertinentes atempadamente e certifique-se de que estão prontas para a chamada quando chegar o momento. Diga-lhes como devem apresentá-lo ao seu futuro empregador para que possam complementar as informações fornecidas por si à empresa.

Mantenha uma relação com as suas referências

As suas referências também têm as suas próprias responsabilidades; como tal, deve manter-se em contacto com as mesmas se espera que venham a ser uma boa escolha. É essencial que saibam quão grato está pelo tempo e esforços que dedicaram, uma vez que, na verdade, estão a fazer-lhe um favor. Além disso, manter o contacto com as referências também serve para conservar a sua rede de contactos, que pode utilizar depois de ter conseguido ser selecionado para o projeto.