Ser convidado para uma entrevista é um grande feito: significa que o consultor de recrutamento decidiu que é indicado para o projeto que está a desenvolver. Lembre-se de que os recrutadores trabalham para os respetivos clientes e querem encontrar os melhores candidatos para os mesmos, por isso, se foi proposto, é porque confiam que tem a experiência e competências necessárias para a função.

Provavelmente nesta fase tem já muita informação sobre o projeto, mas há algumas perguntas que pode colocar ao seu consultor de recrutamento antes da sua próxima entrevista:

1. Confirmar os detalhes da entrevista

Certifique-se de que sabe exatamente onde a entrevista será realizada e como chegar até ao local. Tente chegar um pouco antes da hora de entrevista. Se for de carro, descubra que parque de estacionamento irá utilizar. Se for de transportes públicos, certifique-se de que sabe onde fica a paragem ou estação mais próxima.

2. Qual é o processo de entrevista?

Quantas entrevistas serão realizadas e que tipo de entrevistas serão? (Pessoal, por telefone, baseada em competências, etc.)

3. Como é que o recrutador o(a) apresentou ao seu cliente?

Será entrevistado por alguém com quem o seu recrutador teve previamente contacto, por isso vale a pena descobrir que informações foram passadas sobre o seu percurso.

4. Qual é o vestuário recomendado da empresa?

Deve demonstrar que se enquadra na cultura da empresa. Se se vestir de forma demasiado elegante, poderá destoar do entrevistador e da empresa; se tiver uma apresentação demasiado casual, poderá parecer pouco profissional. Na dúvida, escolha uma versão mais formal.

5. Porque estão a recrutar para esta função?

Pode fazer esta pergunta para compreender se a função é nova ou se irá substituir um colaborador que está de saída. Se a função for nova, pode significar que a empresa está em expansão, o que indica que é financeiramente estável. No entanto, também pode significar que haverá um período de avaliação e erro se ninguém desempenhou essa função específica antes.

6. O recrutador fez algumas alterações no seu CV?

Se fez, precisa de saber exatamente quais são para poder falar com confiança sobre o seu CV na entrevista.

7. Quem compõe o painel de entrevistadores?

Necessita de saber os nomes e funções de todas as pessoas que estarão presentes na entrevista. O seu recrutador poderá também dizer-lhe quem é o decisor, mas terá de impressionar todo o painel.

8. Há candidatos internos?

Muitas organizações procuram preencher a função internamente, enquanto a divulgam a candidatos externos. Os candidatos internos por vezes têm vantagem sobre um candidato externo porque já conhecem a empresa.

9. Pormenores adicionais

Sabe quais são todos os websites e redes sociais que a organização utiliza? E como está a situação atual da organização? Está a expandir-se ou encontra-se numa situação económica instável?