As entrevistas telefónicas, sobretudo no contexto atual, são uma boa alternativa de seleção de candidatos, criando uma oportunidade de contactar com os melhores talentos que não podem deslocar-se ao escritório do potencial empregador.

Durante este tipo de entrevistas, as perguntas baseadas em competências são uma escolha preferencial quando as chefias se focam em comportamentos passados. Acredita-se que é a melhor forma de prever o comportamento de um indivíduo em situações futuras.

Para ajudá-lo a preparar-se para a sua próxima entrevista telefónica, apresentamos os melhores conselhos para responder a questões baseadas em competências e o que deve esperar quando fala com uma potencial chefia.

Quais são as competências?

Algumas entrevistas podem focar-se no motivo de se ter candidatado para a função, no que pode acrescentar à equipa ou nos seus interesses, mas uma entrevista baseada em competências irá necessitar que descreva o seu passado profissional, para mostrar que tem a experiência necessária, ou a iniciativa que as chefias procuram.

Existem algumas competências importantes que as empresas tentam identificar no processo da entrevista.

  • Competências individuais – conhecimentos, independência e integridade pessoal.
  • Competências de gestão – qualidades de liderança, gestão de tempo e delegação.
  • Competências analíticas – capacidade de tomada de decisões e resolução de problemas.
  • Competências interpessoais – competências sociais, como construir uma relação.
  • Competências motivacionais - iniciativa, motivação e ambição.

Como deve comporta-se durante uma entrevista telefónica

As entrevistas telefónicas podem ser intimidantes. Por vezes, é difícil transmitir a sua verdadeira personalidade através do telefone e demonstrar entusiasmo pela função a que se candidatou. Apresentamos alguns conselhos para mostrar a sua confiança ao telefone.

  • Fale com clareza e seja conciso; 
  • Atenda a chamada num lugar calmo, não vai querer ser distraído com barulho de fundo;
  • Mostre confiança, embora não seja possível ver a sua expressão ou linguagem corporal nesta circunstância. Tente descontrair e estar calmo ao falar ao telefone;
  • Tenha uma linguagem e um tom de voz amigável e acessível;
  • Fale das experiências anteriores com entusiasmo;
  • Não tenha medo de mostrar algum humor.

Como responder a perguntas baseadas em competências

Tal como numa entrevista presencial, utilize as seguintes técnicas para responder às questões.

  • Descreva uma situação, assegurando que transmite as capacidades ou competências que a questão está a testar;
  • Discuta a Tarefa, ou os passos seguintes para resolver a situação;
  • Fale sobre as Ações tomadas de forma a assegurar que as tarefas são completadas;
  • Partilhe o Resultado desta experiência.

 

Numa entrevista baseada em competências, irá necessitar de descrever uma ocasião na sua função anterior que demonstre como abordou a situação e o que melhorou ou aprendeu com a mesma. Poderá ser como ultrapassou um problema com um colega, um erro que tenha cometido ou uma tarefa que lhe foi atribuída e que completou com sucesso.

Deverá falar sobre estas situações de forma a expor os desafios com que se deparou, como os ultrapassou e como melhorou enquanto profissional. Mesmo que tenha sido uma experiência negativa, é importante abordar o que tirou de positivo dela e como evoluiu no seu trabalho.  

Como preparar-se para uma entrevista telefónica baseada em competências

É importante considerar a preparação que deve fazer para a sua entrevista. Pense nas principais competências mais prováveis de serem requisitadas para a função em questão. Considerando o tipo de áreas em que será testado, comece por escrever diferentes experiências que teve que poderão aplicar-se a estas questões. Isto, irá permitir que tenha tempo para construir as suas questões e exemplos antes de partilhá-los na entrevista.   

A vantagem de ter este tipo de entrevistas ao telefone é que pode escrever os seus exemplos detalhadamente e tê-los à sua frente para consulta, caso necessário. 

 

Se procura auxílio para a sua próxima entrevista, consulte os nossos conselhos para entrevistas. Na Michael Page temos mais de 40 anos de experiência em recrutamento, tendo a possibilidade de o apoiar na sua pesquisa de emprego. Se pretende falar com um dos nossos consultores especializados em recrutamento, contacte-nos.

 

Publicado a 23/04/2020

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