Numa Era cada vez mais digital, a procura de emprego está muito mais facilitada. Hoje em dia, já não é estritamente necessário deslocar-se para um outro local ou cidade, com o objetivo de ter uma entrevista de emprego.

A tecnologia e reuniões feitas através de vídeo permitem que as entrevistas decorram em qualquer lugar, até mesmo no conforto da sua própria casa. Embora a tecnologia possa ser mais avançada numa entrevista feita por Skype, ter uma boa postura na mesma é um valor universal. Leia as nossas dicas de entrevistas de emprego para dominar os conceitos básicos, certificando-se de que põe as põe em prática, para conseguir ser bem-sucedido numa entrevista via Skype.

1. Verifique a funcionalidade no seu Computador

O seu computador funciona corretamente? A sua internet está ativa e o sinal é bom? Certifique-se de que todos estes aspetos estão a funcionar em pleno. Deverá garantir que a sua internet não irá prejudicá-lo, de forma alguma, na tentativa de conseguir o emprego na empresa dos seus sonhos. Se estiver num computador portátil, conecte um cabo de alimentação de bateria ou certifique-se de que a mesma está totalmente carregada. Para finalizar, verifique se o seu telemóvel se encontra em silêncio. Se o telefone  tocar no meio de uma entrevista, irá distraí-lo facilmente, comprometendo o seu raciocínio, sendo esta uma situação fácil de evitar com um simples gesto.

2. Espere pela sua vez de falar

Já reparou que, por vezes, pode dar-se um ligeiro atraso quando a comunicação é feita por Skype? Isto geralmente acontece devido à baixa intensidade do sinal de internet e poderá levar a que aconteçam situações em que se o entrevistador e o candidato se interrompem mutuamente, pois cada pessoa tenta falar simultaneamente. Para ajudar a que a conversa flua suavemente, aguarde um pouco mais do que aguardaria caso estivesse a fazer a entrevista presencialmente, caso contrário, poderá dar-se o caso de o entrevistador ainda não ter terminado a sua frase.

3. Olhe para a câmara

O seu primeiro instinto será olhar para o entrevistador e não para a câmara. Apesar de parecer estranho estar a olhar para o pequeno ponto da sua Webcam, conseguirá criar uma relação mais próxima com o recrutador. Ao fixar a camara, estará a garantir que a pessoa que conduz a entrevista sente que está a fazer um contato visual. Se se vir a si mesmo na câmara e considerar isso uma distração, opte por cobrir a imagem com algum objeto, como uma fita adesiva.

4. Pense no espaço à sua volta

O segredo é fazer com que a sua casa, ou o local onde se encontra a fazer a entrevista, pareça tão profissional quanto possível. Não aposte em ter um plano de fundo que possa distrair o entrevistador e, além disso, certifique-se de que o espaço se encontra devidamente arrumado. Teste diferentes opções de iluminação até encontrar aquilo que considera funcionar melhor. Opte por uma iluminação que não escureça a imagem, algo que irá acontecer caso a luz esteja diretamente atrás de si.

5. Minimize possíveis interrupções

Colocar o seu telemóvel no silêncio é apenas o começo. Pense em qualquer outra coisa que possa distraí-lo durante a sua entrevista e programe tudo para que tal não aconteça. Desligue todas as outras páginas da Internet que possam chamar a sua atenção e desative os alertas de e-mail. Se morar com outras pessoas, indique-lhes que irá ter uma entrevista para que o perturbem o menos possível. Caso tenha um animal doméstico que faça muito ruído, tente colocá-lo noutra divisão da sua casa onde não se encontre de momento.

6. Atualize o seu perfil do Skype

Se o seu nome de utilizador de Skype não for profissional, a sua entrevista poderá começar de má forma, logo desde o início. Tenha em mente que tudo o que diz e faz numa entrevista irá ser usado para criar uma imagem de si e, desta forma, deverá manter a sua identificação no Skype atualizada, preparando a sua conta para ser usada de forma profissional. Por fim, certifique-se de que a sua fotografia de perfil de Skype o mostrará única e exclusivamente a si.

7. Pense num plano B

Guardou o contacto do recrutador? É algo essencial no caso de ter algum percalço tecnológico aquando da entrevista. Aconselhamos a que tenha o endereço de e-mail do recrutador para que possa enviar uma mensagem de agradecimento alguns dias após a entrevista. Depois da entrevista inicial, assegure-se de que todas as comunicações com o seu entrevistador são feitas via e-mail e por telefone. Não envie uma mensagem pela opção de mensagens instantâneas do Skype.

As entrevistas em vídeo podem ser menos stressantes do que as entrevistas presenciais, desde que se prepare devidamente e se certifique de que tudo vai de encontro ao plano que traçou.