É inequívoco que, se olharmos para o mercado de trabalho e o compararmos com a sua realidade de há algumas décadas, encontraremos diferenças extraordinárias na forma e conteúdo da atividade profissional nos diversos setores. Se algumas profissões mantêm o seu nível de preponderância e reputação social, como a medicina ou a engenharia, outras têm vivido transformações significativas. No retalho, a mudança é notória e traz hoje uma atratividade e desafio completamente diferente aos profissionais desta área.

Trabalhar no retalho é cada vez menos uma alternativa de último recurso, como tantas vezes foi encarado em gerações anteriores. Nos dias de hoje, é exigido a estes profissionais (desde um vendedor até a um retail manager) um nível de diferenciação considerável, assente precisamente nas transformações que o setor sofreu e que colocam nas suas mãos a responsabilidade de gerir o negócio como se fosse seu. Mas que diferenças são essas que tornam o retalho um meio de aprendizagem e crescimento profissional apetecível aos dias de hoje? Podemos identificar quatro grandes motivos:

Análise, marketing e vendas: o palco de vendas do retalho

Há muito que o retalho largou a sua face de comércio tradicional e de proximidade local. Actualmente, e principalmente nos mercados desenvolvidos, as grandes estruturas comerciais dominam o mercado e colocam um foco gigante em tópicos como a análise de vendas, resultados, indicadores de performance, marketing leads, etc. Muito mais do que noutros setores, estes tópicos ocupam o dia-a-dia destes profissionais, tornando a atividade extremamente analítica, dinâmica e desafiante.

Tecnologia: o palco digital do retalho

As novas tecnologias são sempre referenciadas quando falamos do futuro, mas poucos setores de atividade sentem tão diretamente o impacto das novas tendências tecnológicas quanto o do retalho. A venda digital é tanto um desafio quanto uma oportunidade para os profissionais de retalho, desde o profissional de loja (que recebe clientes mais informados) ao profissional de marketing (que foca o comportamento de consumidor e a geração de leads). Projetos como as digital stores forçam os profissionais do setor a possuir uma maior familiaridade com novas ferramentas tecnológicas.

Trabalho em equipa: o palco da gestão de pessoas do retalho

Uma boa parte dos profissionais de gestão refere que o grande desafio das suas carreiras passa por gerir pessoas. A combinação de diferentes personalidades, de modo a criar um verdadeiro espírito de equipa, é o desafio de maior complexidade para esses gestores. Mais uma vez, o setor do retalho destaca-se por criar um contexto de enorme exigência nesta matéria, onde as equipas de venda necessitam de uma liderança presente, diferenciada e estratégica para cumprirem os seus objetivos. O gestor de retalho é claramente um perfil relacional e orientado às pessoas, beneficiando deste enquadramento profissional para se desenvolver.

Planos de carreiras: o palco do crescimento funcional no retalho 

Por fim, a trajetória de carreira no retalho aparece muitas vezes como algo mais transparente e estruturado do que em muitos outros setores. É importante referir que esta questão não se traduz necessariamente numa maior facilidade de crescimento ou reconhecimento profissional; ainda assim, é mais claro para um profissional de retalho “onde pode chegar na sua carreira” do que o é para tantos outros profissionais em diferentes áreas de atividade.

Em suma, desenvolver uma carreira no retalho poderá ser hoje algo mais estimulante e exigente do que o era há algumas décadas. Se considera ter um perfil analítico, se possui apetência para a área tecnológica, se se considera um bom líder e se procura um projeto de carreira, então o retalho poderá ser uma óptima opção para si.

Evolua na sua carreira profissional, consulte as nossas mais recentes ofertas na área do retalho.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.