Cada vez mais, a tecnologia tem lugar de destaque, em Portugal e no mundo.   
“A maioria dos responsáveis tecnológicos está agora presente em reuniões de estratégia de negócio: aconselhando sobre operações de automação, analisando dados disponíveis e desenvolvendo ferramentas para impulsionar as estratégias de vendas,” explica Tatiana Leitão da Silva, Consultora Sénior da Michael Page Information Technology.  
Neste artigo, a Michael Page apresenta seis tendências para as equipas de Tecnologias em Portugal nos próximos três anos, bem como as competências que o podem ajudar a transformar o seu potencial no melhor talento do futuro.  

Fatores de mudança na área da Tecnologia 

Atualmente, surgem frequentemente ofertas para Arquitetos de Solução (software ou infraestrutura), Gestores de Projeto e CIOs nos anúncios de emprego na área de IT. 
Mas o que devem os profissionais da área tecnológica procurar numa empresa e como podem certificar-se de que continuam a ser importantes, à medida que a automação no trabalho vai crescendo?  
Aconteça o que acontecer, desde as equipas de Task Force à Fast Track Global, a área das Tecnologias da Informação é um mundo novo entusiasmante para os que estão a par das novas tendências. 
  • Manter o foco no horizonte tecnológico 
  • Ser um “problem solver”  
  • Está preparado para as equipas de Task Force? 
  • Destacar as suas competências de compreensão da complexidade 
  • Todos a bordo da Fast Track global   
  • Compreender como a cultura da empresa influencia o desempenho 

Manter o foco no horizonte tecnológico  

Tatiana Leitão da Silva refere que neste mercado, onde os candidatos costumam ter várias ofertas, um fator importante além do salário é a promessa de exposição a novas tecnologias: "Muitos profissionais atentam, e bem, na visão e cenário." tecnológico atual e futuro do potencial empregador.
Estando normalmente muito atentos à dinâmica dos mercados, os candidatos de topo avaliam a abertura das empresas face aos investimentos tecnológicos.
É fulcral procurar empresas que permitam aceder à mais recente tecnologia. Ninguém quer ficar preso a uma só tecnologia por muito tempo. Quando falo com candidatos de topo, perguntam-me sempre: qual visão e crescimento expectáveis nesta empresa e função?

Ser um “problem solver”  

A contratação de perfis tecnológicos tem registado um crescimento contínuo nas últimas décadas. Contudo, nem mesmo estes profissionais estão 100% imunes a potenciais desafios. Como alerta a autora Alexandra Levit, a automação do trabalho poderá colocar em risco o desenvolvimento dos candidatos que não procuram desenvolver as suas principais competências. "É fundamental que estes profissionais tenham um conhecimento profundo sobre a evolução e tendências do mercado”, explicou à Michael Page.  
As competências comportamentais e humanas (soft skills) são aquelas que não podem faltar aos profissionais: devem garantir que são realmente fortes na resolução de conflitos interpessoais, diplomacia, empatia, intuição, criatividade e inovação. São áreas que, pelo menos no futuro próximo, muito dificilmente as máquinas dominarão”,
observa.  

Está preparado para as equipas de Task Force?  

Nas empresas do futuro, a equipa de Task Force virtual, multinacional e multidisciplinar, com alguns elementos a trabalharem remotamente, será um recurso fundamental para a execução de projetos. “Trata-se de um grupo que se reúne para um projeto de curto prazo e rapidamente se dissolve”, descreve Levit. “Creio que estas equipas serão cada vez mais comuns. Aliás, atualmente, encontro-me inserida numa Task Force para um projeto de cliente e nunca trabalhei com nenhum dos outros membros antes (e provavelmente não voltarei a trabalhar).”  
As Task Forces são uma característica típica da contratação tecnológica e, como explica Tatiana Leitão da Silva, os seus membros têm de desenvolver rapidamente uma relação de trabalho.  
Trabalhar virtualmente acarreta desafios únicos e é preciso obter resultados rapidamente.  
“Pode não haver tempo suficiente para reunir e perceber a fundo a forma de trabalhar dos seus colegas; e, por norma, o grupo terá de gerar resultados imediatamente.”  

Destacar as suas competências de compreensão da complexidade 

As pessoas que procuram uma função numa empresa multinacional devem não só demonstrar competências de gestão de projetos, desde cedo, mas também provar que entendem a estrutura funcional que se cria nas multinacionais atuais. "As duas últimas empresas em que trabalhei têm ambientes extremamente “matriciais”. Os colaboradores atualmente têm de conhecer as marcas, funções e categorias”, aconselha o CIO global da Estee Lauder, George Kuan.  
"Trata-se de encontrar alguém que possa navegar por um ambiente matricial complexo, ou seja, que tenha boas competências de liderança e uma boa capacidade de comunicação. Este é o tipo de pessoa que estamos à procura. “ 

Todos a bordo da Fast Track global  

A consultora sénior da Michael Page, Tatiana Leitão da Silva, considera que a pegada global e o desenvolvimento de uma Fast Track podem ser um incentivo para os candidatos da área das tecnologias que procurem um novo empregador.  
Podem chefiar um projeto numa região estando sediados noutra localização, o que é, naturalmente, excelente para o candidato que pretende causar impacto global a partir de uma perspetiva local.
Esta abordagem pode ser vantajosa para atrair o melhor talento, observa. 

É bom para a motivação dos colaboradores poder ver como uma empresa opera noutros locais, e é fantástico para as organizações poder recorrer aos seus pontos fortes enquanto multinacionais para atrair e reter os profissionais de topo.

Compreender como a cultura da empresa influencia o desempenho 

Um dos segredos do sucesso é conhecer-se a si mesmo e compreender quais as condições ideais, que o farão prosperar. "Certifique-se de que sabe o que é importante para si e o que realmente o motiva", aconselha George Kuan, Global CIO da Estee Lauder.  
E como refere Tatiana Leitão da Silva,  
Os profissionais devem compreender o que realmente os motiva e leva a atingir o sucesso no local de trabalho.  Estar motivado é essencial para o sucesso, levando o colaborador a concentrar-se nos detalhes e a preocupar-se com os resultados do seu trabalho. 

Se está interessado em oportunidades na área das Tecnologias, clique aqui. Se pretende registar-se na MyPage, para receber alertas de emprego  no seu e-mail, ativar a candidatura através de um clique e receber estudos salariais, clique aqui.  

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.