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Home>Conselhos>Gestão de Carreira>Desenvolvimento profissional>Futuro das vendas: Conselhos para trabalhar nesta área

Futuro das vendas: Conselhos para trabalhar nesta área

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A área comercial apresenta-se, claramente, como uma área de alto impacto no desenvolvimento e resultados da organização pelo que as mudanças vividas no paradigma da mesma é algo para o qual empresas e candidatos se têm que adaptar rapidamente. Como explica Joana Bacelar, Manager da Michael Page Sales & Marketing, “nas vendas, uma coisa é garantida: as pessoas que aproveitam as oportunidades que surgem neste novo mundo digital, têm à sua espera  uma carreira cheia de possibilidades.”  
 
Neste artigo a Michael Page apresenta seis tendências que perspetivam o que as equipas comerciais terão pela frente nos próximos 3 anos, bem como os fatores e competências que podem ajudar os candidatos a transformar o seu potencial no talento essencial do amanhã.  
 

Fatores de mudança na área das Vendas 

Atualmente, encontramos muitas ofertas de emprego para Sales Advisor, Sales Engineer ou Business Development Manager.  Mas o que devem os profissionais da área comercial procurar num emprego e como podem abraçar novas tendências para se destacarem neste mercado cada vez mais competitivo? 
  • Vontade de arriscar  
  • Gerir relações, resolver problemas  
  • Contar excelentes histórias e ser criativo  
  • Ter foco no mobile e na aprendizagem  
  • Interagir constantemente  
  • Ser recetivo à mudança  

Vontade de arriscar  

Durante anos privilegiámos carreiras tradicionais, em empresas sólidas, estáveis, com negócios sedimentados e numa perspetiva de emprego para a vida. Hoje, uma nova franja geracional valoriza outras variáveis, como trabalhar numa marca apetecível, ágil e de crescimento rápido. Isto, associado ao recente aparecimento na Europa de muitas empresas “unicórnio”, é uma excelente oportunidade para os desenvolvimento dos profissionais de vendas com interesse nesta tipologia de modelo de negócios. Tratam-se na sua generalidade de empresas em estados embrionários e com um conjunto diferente de oportunidades de crescimento e crescimento profissional.  

Gerir relações, resolver problemas 

A pesquisa de Ronak Marolia sobre a eficácia da equipa de vendas, para a Aon Hewitt, indica “As principais competências continuam a ser as mesmas: têm de ser excelentes vendedores capazes de convencer clientes. Isso não vai desaparecer”. Efetivamente convencer será o foco, mas como refere Joana Bacelar, Manager da Michael Page Sales & Marketing “não basta ser agressivo comercialmente. Terá sucesso quem souber criar relações duradouras, quem conseguir apresentar-se ao cliente como um consultor do seu negócio e aportar efetivamente valor ao cliente. Este não quer ter um vendedor, quer ter um parceiro.” 
 
 

Seja o talento de amanhã

 

Contar excelentes histórias e ser criativo 

 “Quando trabalho com profissionais mais juniores ou com pouca experiência naquele sector em particular,” explica Joana Bacelar,
o conselho que lhes dou é que não se permitam ter formações estanques, mas sim que invistam em áreas que se cruzam, não raras vezes, com a área comercial, como é o caso da gestão de marketing e ferramentas de marketing digital. Devem também tentar estudar bem a empresa onde se vão apresentar e pensar em formas de, pegando na sua experiência, conseguir extrapolar ideias que aportem valor à organização onde estão a tentar entrar.
acrescenta.  
 
Como observa Bryan Goh, co-founder da Travel App Start-up Native, alguns produtos requerem atenção quanto aos riscos e novidades. “As pessoas que realmente têm êxito nas nossas funções são as mais criativas, com ideias muito interessantes, e sem medo de arriscar.  
 

Ter foco no mobile e na aprendizagem  

Numa empresa internacional, uma carreira nas vendas apresenta boas oportunidades para pessoas que procuram alargar os seus horizontes geográficos e aprender sobre outras culturas. “Falamos de mobilidade e capacidade de adaptação a novas culturas. Além disso, deve ter a certeza que cria empatia com o grupo alvo, seja interno ou externo,” explica Anna Campagna, da Heineken.  
 
Nos negócios, os vendedores devem pautar-se pela sinceridade, explica. "É importante que os profissionais sintam paixão pelo que fazem. Que o encarem não apenas como trabalho mas como uma oportunidade de socializar e divertir-se. Ao faltar essa emoção pelo produto, o perfil do profissional poderá não ser o mais adequado para a função, tornando a execução das responsabilidades em algo penoso. 
 
 

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Interagir constantemente 

Se antigamente os perfis de vendas eram conhecidos sobretudo pela sua capacidade de fechar negócio, hoje em dia existe um muito maior foco na construção da relação com o cliente. “O vendedor de hoje é mais consultivo do que no passado", explica Joana Bacelar.  
 
Perante a evolução do mercado, estes perfis devem conseguir vender em múltiplos canais e a interação torna-se essencial para fechar negócio.” Uma grande capacidade para ouvir e mente aberta são essenciais para o novo paradigma. “Procure reunir o maior volume de dados e informação possível antes do encontro com o cliente, pois isso dar-lhe-á a capacidade de apresentar soluções dimensionadas à medida do cliente. 

Ser recetivo à mudança  

De acordo com Anna Campagna, da Heineken, as competências relevantes para a carreira em Vendas na era digital são as que ajudam a apresentar uma grande energia e uma impaciência para levar ao inesperado: “Penso que as pessoas que têm a melhor taxa de sucesso são as que neste momento mostram ter grande curiosidade, paixão e capacidade de aprendizagem em qualquer campo. Pessoas que estão, de facto, recetivas à mudança, e não apenas a adaptar-se à mesma. Para mim isto é fundamental.” 
 

Se está interessado em oportunidades na área das Vendas clique aqui. Pode ainda registar-se na MyPage, para receber alertas de emprego  no seu e-mail ou candidatar-se de forma rápida às ofertas de emprego.  

 

Seja o talento de amanhã

 

Agradecemos a todos os que tornaram possível o Future of Sales: Ronak Marolia, Salesforce Effectiveness, Aon Hewitt | Anna Campagna, Sales Excellence and Capabilities, Heineken | Bryan Goh, co-founder da Travel Startup, Native.  

 

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