Ser-administrador-financeiro

Responsável pela boa gestão financeira de uma empresa, o administrador financeiro ocupa um cargo estratégico na mesma. Qual o perfil exigido em termos de qualificações e experiência? Que capacidades técnicas e competências profissionais são exigidas para este cargo? Quais as tarefas principais de um CFO na empresa? Eis uma breve descrição do papel do CFO.

Uma figura importante da empresa

Fundamental na empresa (PME ou empresa de grande dimensão), o CFO mantém um contacto permanente com os vários parceiros da empresa e coordena as relações entre eles. Ele ou ela supervisiona diversos setores da empresa: 
Financeiro: interveniente principal nas áreas de gestão de tesouraria, elaboração de previsões orçamentais ou balanços, e implementação de ferramentas de gestão, supervisiona a gestão financeira e os serviços de contabilidade. 
• Recursos humanos/gestão: dependendo da dimensão da organização, pode substituir ou assessorar o diretor de recursos humanos e ajudar a identificar as necessidades da empresa a nível de pessoal e acompanhar a sua evolução.
• Jurídico: responsável pela aplicação da regulamentação em vigor, o CFO acompanha as alterações introduzidas na lei, supervisiona as declarações fiscais ou contabilísticas da empresa e gere a resolução de conflitos com clientes. 

Formação, experiência e salário

Sendo essencial um bacharelato, os percursos formativos mais procurados continuam a ser a licenciatura numa importante escola de gestão, o Diploma de Contabilidade e Finanças e o Mestrado em Controlo de Gestão, Contabilidade e Auditoria.
No que diz respeito à carreira profissional de um CFO, parece essencial um mínimo de cinco anos de experiência em funções na área da contabilidade e gestão quando se trata de consolidar competências nos domínios da contabilidade, controlo de gestão e auditoria.
Dependendo das suas funções, do volume de negócios da empresa, do número de trabalhadores sob o seu comando e do número de anos de experiência, um CFO pode exigir um salário anual bruto entre 60.000 € (aproximadamente, 5 anos de experiência) e 300.000 € para os mais experientes (mais de 15 anos).
Saiba mais sobre as tabelas salariais de CFO e de outras funções relacionadas com finanças e contabilidade no nosso mais recente estudo sobre salários.

Pontos fortes e competências

Para além da especialização necessária em matéria financeira, contabilística e fiscal, e de competências para utilizar software de gestão de TI, o CFO deve ter ainda uma forte capacidade de liderança e de tomada firme de decisões. O seu sentido estratégico e sólidas capacidades de negociação são também ativos importantes. Com excelentes aptidões relacionais e um bom domínio do inglês comercial, ele ou ela é capaz de comunicar de forma eficaz com os acionistas da empresa e criar uma equipa à volta de um objetivo comum, como o desenvolvimento de um plano de negócios.

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