O verão é uma época de reflexão em que muitos profissionais refletem sobre um novo trajeto profissional: estou contente com o meu trabalho e com as funções que desempenho? O ambiente de trabalho é o adequado? Encontro um sentido no que faço no dia-a-dia ou simplesmente estou na minha zona de conforto da qual não quero sair?

Estou a tirar partido de todo o meu potencial? Necessito de uma mudança profissional?

Se se identifica com alguma destas perguntas, não se preocupe, não será o primeiro nem o último a passar por esta situação. Assim, aproveitar o período do verão, por norma mais calmo, para planear a sua evolução profissional pode ser uma boa estratégia.

Indicamos 5 passos para planear a sua carreira profissional durante este verão:

  • Em primeiro lugar, terá que considerar em que tipo de sector, empresa ou função gostaria de trabalhar nos próximos anos. Agora que tem mais tempo livre, pode aproveitá-lo para estruturar o seu plano de ação e direcionar esforços.
  • Realize uma pesquisa ativa das empresas e sectores onde se imagina a trabalhar, com base na sua experiência e formação. Procure emprego ativamente nos portais de emprego, Redes Sociais, através da sua rede de contactos, etc.
  • Atualize e melhore o seu CV para se poder destacar dos restantes candidatos. Um bom design e uma marca pessoal cuidada são fundamentais.
  • Tão importante quanto o seu CV é o seu perfil nas Redes Sociais: Linkedin ou mesmo um website ou blog pessoal, se os tiver. Tenha em conta que esta é a primeira coisa que um recrutador irá analisar. Um perfil social otimizado no Linkedin é uma grande mais-valia para a sua candidatura.
  • Por fim, o verão é uma época perfeita para realizar aquele curso que nunca pode fazer por falta de tempo ou conseguir aquele certificado de idiomas que nunca conseguiu devido à carga de trabalho excessiva.

Para mais conselhos sobre como evoluir na sua carreira profissional, consulte os nossos artigos. Pode também candidatar-se a uma das oportunidades disponíveis no nosso website