É entusiasmante começar um novo emprego. No contexto do entusiasmo do primeiro dia, quererá transmitir uma boa impressão enquanto profissional experiente. Para o fazer, irá necessitar de estar bem organizado e preparado para fazer as questões certas.

A preparação para o primeiro dia de trabalho é muito importante. Faça alguma pesquisa sobre a empresa e comece a sua nova função com um plano de ação para construir uma plataforma em que se possa destacar. Como profissional experiente, será expectável que traga novas ideias e perspetivas. Para que cause uma boa impressão, preparámos 5 conselhos para o seu primeiro dia num novo projeto.

Prepare uma boa introdução pessoal

Sem dúvida que conhecerá um grande número de pessoas no seu primeiro dia e, provavelmente, irá esquecer-se da maioria dos nomes. Exceto o seu manager, o resto da equipa não saberá muito sobre si, por isso prepare um resumo do seu percurso e competências e o que fará na empresa. Enquanto profissional experiente poderá, ser expectável que destaque as responsabilidades de gestão da sua função anterior. Enumere as suas conquistas, inclusivamente projetos que tiveram a sua contribuição e o lucro/poupança de custos que fez. Seja confiante ao explicar a sua função e a experiência que tem para oferecer.

Pesquise a empresa e o seu mercado de atuação

Visite o website da empresa e obtenha o máximo de informação possível sobre a sua atividade e o mercado em que opera. Tente identificar conquistas ou potenciais dificuldades Quem é a concorrência e o que está a organização a fazer para se diferencias?

Prepare-se para a primeira reunião com o seu manager

Prepare as suas questões. Esta é a oportunidade ideal para esclarecer dúvidas sobre tarefas específicas ou responsabilidades que não compreende por completo. Descubra quais são as expectativas do seu manager a curto e longo prazo e qual é o apoio de que necessita para alcançá-las. Tente obter o máximo de informação possível sobre a dinâmica de trabalho da equipa, para que saiba quem deve contactar, quando e como deve construir relações profissionais com os contactos importantes na empresa.

Planeie questões para os seus colegas

Terá muitas questões no seu primeiro dia, seja proactivo e organizado ao obter as suas respostas. Quais são as suas responsabilidades, o que resulta, quais são alguns dos desafios e quais são os projetos mais importantes a decorrer? Separe-as por categorias e pergunte às pessoas relevantes as questões que necessita.

Organize-se e confirme os aspetos mais importantes com a sua chefia

Garanta que tem tudo organizado para que tenha o melhor começo possível. Confirme aspetos básicos como a quem é que deve reportar no primeiro dia, verifique se preencheu todos os documentos necessários.

Para mais conselhos de carreira, clique aqui ou contacte uma dos nossos consultores especializados para discutir as suas opções profissionais.