Sente regularmente dificuldade em ser produtivo no trabalho? Com as distrações e o stress da vida moderna, esta é uma realidade cada vez mais frequente. Ser produtivo dentro e fora do ambiente corporativo não só garante que o trabalho seja feito, como também aumenta a saúde mental e física.

É importante que faça um esforço para ser produtivo, ativo e saudável na sua vida diária. Assim, indicamos alguns conselhos para maximizar a sua produtividade no trabalho e em casa.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem é essencial para a produtividade. Se estiver cansado no trabalho ou na vida em geral, é mais provável que não realize as suas tarefas da melhor forma ou que evite tarefas prioritárias na sua lista por sentir que não tem capacidade de lidar com as mesmas. Tenha como objetivo dormir entre 7 a 9 horas por noite e irá sentir-se muito mais alerta e motivado para qualquer atividade que tiver de realizar.

Tente manter uma dieta equilibrada

Consumir alimentos processados e açúcar em excesso pode criar quebras de energia e, como resultado, falta de produtividade. Foque-se na sua saúde assegurando-se de que abastece a sua mente e corpo com uma dieta saudável e equilibrada. Isto não só vai fazer com que se sinta com mais energia, como também vai estar mais ativo devido aos nutrientes que o seu corpo vai absorvendo.

Mantenha-se ativo dentro e fora do trabalho

Não precisa de ir ao ginásio todos os dias para ser ativo, mas não rejeite logo à partida essa hipótese. Tenha como objetivo um estilo de vida saudável através de pequenas mudanças. Comece a ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, inscreva-se no ginásio ou num desporto de que goste e tente ir duas a três vezes por semana. Alternativamente, tente sair do escritório à hora de almoço e passeie um pouco. Isto permite-lhe também ter tempo para pensar, tornando-o mais feliz e saudável.

Tire tempo para si

Uma das principais causas de falta de produtividade é o stress. Sentir-se stressado no trabalho pode causar uma multiplicidade de problemas. Se se começar a sentir sobrecarregado com o stress e as ansiedades do seu quotidiano, certifique-se de que concede algum tempo para se sentar e relaxar. Seja a partir da meditação, falando com um amigo ou membro familiar, ou simplesmente tirando um tempo para descansar, ao sentir-se mais relaxado conseguirá aumentar a sua produtividade.

Defina objetivos alcançáveis

Sobrecarregar-se com demasiadas tarefas é o oposto da produtividade. Esta significa trabalhar de forma inteligente e cumprir tarefas na sua melhor capacidade. Definir objetivos irrealistas vai não só pô-lo sob pressão desnecessária, como também o leva a cometer vários erros no trabalho. Defina objetivos atingíveis e assim conseguirá concluir tarefas aos poucos e riscá-las da sua lista.  

Trabalhe nas suas competências

O desenvolvimento pessoal é uma parte importante da produtividade. Pode ser produtivo no dia-a-dia, mas se não lutar para desenvolver a sua carreira pode vir a arrepender-se no futuro. Trabalhar nas suas competências pode ajudá-lo a desenvolver-se também fora do trabalho e contribui para os seus objetivos fundamentais de carreira. Leia um livro sobre o seu setor ou subscreva uma revista para que se consiga manter atualizado sobre as notícias e tendências. Desta forma, ganhará mais visibilidade no seu trabalho, desenvolvendo também a sua carreira.

Organize o seu trabalho

Durante períodos de grande carga laboral, pode ser fácil ver-se atolado de tarefas que necessitam de ser concluídas. Isto pode ser stressante e prejudicial para a sua produtividade. Organize o seu trabalho numa lista e escreva todos os detalhes de cada tarefa, incluindo quanto tempo irá demorar para a completar. Assim vai ser capaz de processar exatamente o que é preciso fazer e priorizar de acordo com o que é mais importante.

Descubra mais conselhos e dicas práticas relativamente a desenvolvimento profissional na seção de conselhos

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.