Existe uma fase na carreira de muitos profissionais em que o seu próximo passo é dado com a ajuda de um recrutador.

Como pode ter a sua atenção?  

1. Aumente a sua visibilidade

Uma das melhores formas de ser reconhecido e identificado como um talento é participando ativamente em conversas do seu sector. Participar em eventos ou conferências, publicar artigos ou ser citado em artigos relevantes irá aumentar a sua visibilidade.

2. Seja reconhecido pelo seu sucesso

Pode parecer óbvio, mas quanto maior o seu sucesso, maior será a probabilidade de ser abordado por um consultor de recrutamento. As pessoas que se destacam positivamente são fáceis de encontrar. Infelizmente, ver-se como bem-sucedido não é suficiente. A opinião das outras pessoas é muito importante.

Tem contactos que o podem recomendar? Se sim, deve pedir para adicionarem uma recomendação no seu perfil do LinkedIn. As pessoas (e recrutadores) irão reparar.  

3. Seja reconhecido como especialista

Apesar do enquadramento cultural entre um indivíduo e uma potencial chefia ser crucial para a decisão de recrutamento, muitos dos recrutadores procuram pessoas com competências e experiências específicas.  

Se for reconhecido como especialista na sua área, será mais provável que o identifiquem.

4. Fazer network constantemente

Muitas pessoas falam de networking, mas são poucas as que o fazem. Ter uma rede de contactos no seu sector é uma ótima forma de aumentar as possibilidades de se destacar.  

Tente manter o contacto com colegas talentosos e com bons conhecimentos e aborde outras pessoas que sejam exemplos de renome dentro do seu mercado. 

5. Invista na sua network a longo prazo

As pessoas bem-sucedidas investem nas suas relações profissionais consistentemente e a longo prazo.

Este tipo de comportamento é mais genuíno e com um retorno mais provável do que um ‘súbito contacto entusiasta’que muitos tentam quando necessitam de emprego.  

6. Social networking

O LinkedIn, bem como outros sites de networking e motores de busca, alteraram os processos de pesquisa de profissionais qualificados. Enquanto a abordagem tradicional continua válida, muitos dos recrutadores recorrem também a ferramentas online. Assim, é aconselhável construir um bom perfil nas redes sociais.

É importante garantir que os seus artigos, comentários relativos ao sector e/ou participações em eventos estão visíveis online.  

7. Irão encontrá-lo quando o seu perfil se enquadrar

Os verdadeiros processos de pesquisa têm a intenção de encontrar o melhor talento possível para uma função específica e persuadir as pessoas mais adequadas a considerar a função. Estar ou não ativamente à procura de emprego por norma é irrelevante. A situação ideal é serem os consultores de recrutamento a contactá-lo proactivamente.

8. Recorra a uma empresa de recrutamento

As melhores relações profissionais são as que beneficiam todas as partes envolvidas. Se encontrou uma empresa de recrutamento relevante para o seu desenvolvimento profissional, contacte-a.  

Os conflitos de interesses e protocolos são levados com muita seriedade pelos profissionais de recrutamento e isto pode limitar alguma da eficácia da abordagem. No entanto, se estiver disposto a investir em relações a longo prazo, esta abordagem é habitualmente bem-sucedida.

9. É um cliente ou candidato?

Para muitas pessoas, a resposta a esta questão é "ambos”, mas nem sempre na mesma altura. Os profissionais de recrutamento frequentemente selecionam profissionais que conheceram como clientes e também trabalham para clientes que conheceram como candidatos. É importante recordar que um recrutador poderá ajudá-lo a encontrar um novo projeto profissional, mas também poderá encontrar talento para a sua empresa.  

Tenha uma abordagem forte a longo prazo, relações com benefícios mútuos com os seus colegas e recrutadores. Tente ter visibilidade e garanta que as suas competências e conquistas são públicas.

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Publicado 14/05/2020