A elaboração do CV é o primeiro passo, incontornável, da procura de emprego. Desta forma, existem pontos-chave que não deve negligenciar, para ser bem sucedido nesta primeira fase do processo de recrutamento.

Atualmente, encontrar e candidatar-se a nossas funções tornou-se mais fácil, graças à tecnologia.

Nos sites de emprego ou no LinkedIn, pode candidatar-se com apenas um clique.

O que a maioria dos candidatos desconhece, é o que acontece ao seu CV após o envio. Pode evitar muito trabalho desnecessário e frustração, se tiver conhecimento dos processos de recrutamento online.

Quer evitar os emails de rejeição, garantindo que os recrutadores leem o seu CV? Comece pelo básico!  

1. Utilize o vocabulário adequado

Quando envia o seu CV, um programa de software analisa-o antes de chegar à base de dados do recrutador. A maioria das grandes empresas possui um Sistema de software que analisa vocabulário específico dos CVs como uma forma de ‘pré-qualificação’, que envia os candidatos escolhidos para a equipa de RH da empresa. Por este motivo, é muito importante ler o anúncio cuidadosamente, garantido que utiliza vocabulário correspondente às palavras-chave do anúncio no seu CV. Se vir a função publicada no LinkedIn, deverá encontrar as keywords no mesmo.

2. Empregue os títulos de funções habitualmente utilizados

Empresas (e setores) diferentes utilizam vários títulos para uma mesma função. Um exemplo perfeito são os títulos confusos de banqueiros de investimento. Pode pensar que um Vice-presidente (VP) é alguém no topo da hierarquia da empresa, mas na realidade é uma posição de nível médio. Para evitar esta confusão – para o software ou para a pessoa que analisa o seu CV – deve adaptar os títulos das suas funções para os títulos utilizados no seu setor. 

3. Utilize um layout simples

Para algumas pessoas pode parecer intuitivo mas nem sempre acontece: idealmente, deve utilizar um layout de CV simples. Não utilize imagens no seu CV e não o guarde como uma imagem – pois dessa forma será impossível o software analisá-lo. Para garantir uma melhor adaptação do CV ao software das empresas de recrutamento, envie apenas o seu CV em Word ou PDF, com um layout básico e simples.

4. Não utilize a Tecla ‘Enter’ em demasia!

Não tente resolver qualquer problema de layout/design com a tecla ‘Enter’! Porquê? Porque quando o seu CV é avaliado pelo software, irá ter um resultado como ‘rich text’ – o que significa que o recrutador terá de limpar todos os símbolos de formatação antes de o enviar para o cliente. Quer saltar para a próxima página? Clique nas teclas ‘Ctrl’ e ‘Enter’.  

Gostaria de confirmar que o seu CV vai de encontro a todos os requisitos? Contacte um dos nossos consultores especializados.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.