Digitalização dos setores marca as tendências do recrutamento para o próximo ano fazendo prever um ambiente veloz e dinâmico

Lisboa, 11 dezembro de 2019 – A Michael Page, empresa de recrutamento líder, faz um balanço muito positivo da sua atividade em 2019, observando-se um crescimento nas suas áreas principais. Na evolução das tendências do recrutamento para o próximo ano, destaca-se:

Finance: A área de Finance apresentou um crescimento de 27%, referente ao desempenho deste ano, sendo que a procura de perfis financeiros se verificou principalmente nas áreas Imobiliária e Energética.

Para 2020, o setor financeiro enfrenta o desafio da digitalização e procura profissionais mais polivalentes e com domínio de competências sociais. Destaca-se o aumento das funções de Financial Controller, Business Controller ou Financial Director. No setor das PMEs e assessorias, os perfis mais procurados são os de Administrative Accountant ou General Accountant; enquanto que nas empresas multinacionais se destacam as funções de General Ledger, Pagamentos e Cobranças.

Outro fator relevante, consequência do perigo de reputação a que está exposto o setor financeiro, é a especial atenção aos valores e à ética profissional dos potenciais candidatos. Para 2020, a aposta no dynamic work para captar as gerações mais jovens e o aumento do salário emocional, valorizando aspetos como a flexibilidade e ações de responsabilidade corporativa, deverão aumentar, para as empresas manterem a sua vantagem competitiva e atrair talento.

Sales & Marketing: Esta área de negócio registou um crescimento de 7%. Dada a estabilidade das funções comerciais nos últimos anos, e em alguns setores como no marketing online, assiste-se a um crescimento da procura, e são esperados candidatos com domínio na experiência na definição e implementação de várias estratégias inovadoras e conhecimentos técnicos específicos dos sectores onde se inserem. Este último requisito - conhecimentos técnicos específicos dos sectores-  é aliás o que mais tem dificultado os candidatos de fazerem transições bruscas em relação aos sectores onde trabalham. O continuo processo de digitalização em todos os sectores A digitalização neste setor vai impulsionar a procura de perfis com uma forte vertente analítica e capacidade de reinventar a função do marketeer que passa a assumir um papel estratégico fundamental no negócio. Estes profissionais apostam cada vez mais em formação e programas de educação específica para os desafios do marketing digital.

O setor continuará a procurar candidatos que dominem um segundo idioma de forma avançada, sendo o inglês o mais requisitado. O espanhol, alemão e francês poderão ser igualmente uma mais valia. As competências comerciais, sociais e de networking continuam a ser imprescindíveis para o cumprimento dos objetivos de venda.

Information Technology: Neste setor, a procura de talento é muito superior à oferta atual, originando um aumento dos vencimentos nesta área. Em 2020, um Diretor de Sistemas de Informação pode auferir 100 mil euros anuais e um Diretor de Desenvolvimento até 70 mil euros. Ao nível aplicacional ou das infraestruturas existe uma preocupação crescente por parte das empresas em dotar-se das melhores ferramentas. A juntar a este fenómeno está ainda a entrada em Portugal de várias multinacionais que mobilizaram os seus centros de desenvolvimento. A “transformação Digital” das empresas é responsável pelo investimento em algumas especializações como a CiberSecurity, IOT, Cloud, Machine Learning, Big Data. Em continuidade com os anos anteriores, grande procura por Engenheiros de Software, perfis de Quality Assurance, DevOps, Cybersecurity, Networking Engineers, System Engineers e Cloud Computing. Estes profissionais foram recrutados sobretudo para Fintech, Software Houses, Consultoria, Banca e Serviços. A grande procura de perfis técnicos com as soft skills necessárias para unir os objetivos técnicos com os de negócio e para atrair e reter talento vai manter-se no próximo ano.

Esta área registou um crescimento de cerca de 25% em 2019 face ao ano anterior, sendo que para 2020 se prevê um dinamismo semelhante com uma possível tónica nos perfis de CiberSecurity, IOT, Cloud, Machine Learning, AI, Big Data Robotic e Process Automation.

Tax & Legal: Esta área registou uma forte procura por parte das Sociedades de Advogados cujo volume de pedidos foi significativamente superior ao das outras empresas. Nas áreas de prática, registou-se maior volume de contratações em Corporate e M&A, Bancário e Financeiro, Direito Fiscal, Direito Imobiliário, Direito Laboral, Direito Público/Urbanismo, TMT/Data Protection, e ainda Contencioso Civil e Comercial. Aumentou ainda a procura de perfis mais generalistas por parte de “Boutiques” de Advogados especializadas, com background profissional nas áreas de Direito Civil, Laboral e Comercial.

No mercado das “Consultoras” na área de Tax, manteve-se a tendência dos anos anteriores: rotatividade considerável entre os principais players de mercado, principalmente em funções de staff (Consultores e Seniores), embora se tenha assistido, também, a diversos recrutamentos de perfis de management. Adicionalmente, neste mercado, observou-se maior dinamismo na área de Impostos Indiretos comparativamente a anos anteriores, eventualmente fruto da entrada em vigor do IVA em Angola com um dos principais dinamizadores deste crescimento. Destaca-se ainda a divisão de Compliance, tendo sido um dos mercados mais dinâmicos em 2019, principalmente nas áreas de AML e CFT.

Este conjunto de fatores contribuiu para que esta área tivesse um crescimento de 50% por cento, face a 2018.

Engineering & Manufacturing: O sector industrial cresceu em relação a 2018, e notou-se uma tendência positiva na indústria Alimentar, Automóvel, Metalomecânica, Packaging e Farmacêutico, com o alargamento de várias plantas fabris e melhoria de vários processos, com maior procura das  funções de Direção Industrial, Produto, Projecto, manutenção e automação, processo, que se traduziu num crescimento de 32% desta área para a Michael Page. Em Logística o crescimento registou-se principalmente nos sectores do retalho e logística de transporte, para funções como responsável de operações, responsável de transporte muito focadas no canal b2C, muito focado no crescimento do e-commerce, bem como no sector industrial devido à continua aposta na redução do custo operacional. Esta realidade traduziu-se no crescimento de 26% desta divisão da Michael Page.

Insurance: Esta área registou um crescimento de cerca de 40% e um aumento idêntico no recrutamento de perfis, sendo os mais recrutados Actuários/Risco/Comercial, acompanhando a evolução do setor segurador que passa por uma franca expansão, fruto da aposta no talento fora do sector, na digitalização e inovação. Em 2020, prevê-se aumento da procura de perfis de data Scientist, Actuario e comercial para corretoras.

Shared Services Centres (SSC): A viver uma época de grande alteração e crescimento, o mercado de SSC é procurado cada vez mais por empresas que apostam em Portugal, tornando se o nosso país num local decisor do negócio e não apenas o backoffice das operações. Estas são estruturas caraterizadas por metodologias eficazes e eficientes e onde os processos de recrutamento são curtos, rápidos e incisivos. As funções mais recrutadas são nas áreas de General Ledger, Accounts Payable e Accounts Receivable, observando-se um cada vez maior cuidado e preocupação na qualificação de perfis adaptados à realidade SSC. Para 2020, a área de IT em contexto de SSC deverá registar o maior crescimento. Em 2019, esta área da Michael Page cresceu 45%

Nota: Valores de faturação e/ou crescimento correspondentes a 2019 ao período compreendido entre janeiroe outubro, na área da Grande Lisboa.