Na última década assistimos ao aumento da procura dos perfil de Engenheiros comerciais nas áreas de recrutamento e seleção. Tal acontecimento é justificado pelas alterações no mercado de trabalho que é cada vez mais competitivo e globalizado.

Atualmente ter um produto ou serviço de qualidade nem sempre é suficiente, sendo importantíssimo saber divulgá-lo da melhor forma e explorar as diversas potencialidades, utilidades e aplicações dos mesmos.

Quais os perfis mais requisitados?

Neste contexto, a formação técnica de base é uma competência cada vez mais apreciada pelo mercado de trabalho. Os engenheiros que possuam um perfil comportamental dinâmico e com apetência para o desenvolvimento de funções comerciais, de análise e de prospeção de mercado possuem a capacidade de “falar a mesma linguagem” que os seus clientes, sendo que esta competência lhes permite potenciar de forma interessante o processo de venda.

No mesmo sentido, também a questão de credibilidade e de conquista de confiança, quer por parte de cliente quer pelo canal de fornecedores, se torna mais fácil e natural. Deste modo, um candidato que possua formação técnica a nível académico, aliada a uma postura comercial interessante, será mais polivalente e terá vantagem competitiva no mercado atual.

Na ótica das empresas que procuram incorporar um elemento técnico-comercial nas suas equipas, contar com um elemento multifacetado e polivalente em termos técnicos e comportamentais, permitirá oferecer um serviço de vendas diferenciado, mais especializado e completo.

Atualmente, além da prospeção de negócios também a fidelização de clientes é importantíssima para a manutenção e crescimento das empresas. Concludentemente, um serviço que apoie e facilite a tomada de decisão de compra ou aquisição de um equipamento ou máquina, explorando as suas potencialidades técnicas da melhor forma e que permita uma monitorização, acompanhamento e serviço após-venda adequado constituem um elemento chave para o sucesso dos departamentos comerciais e das empresas em consequência.

Em suma, o mercado de trabalho atual procura perfil polivalentes e versáteis, como são exemplo os Engenheiros Comerciais. Assim, os profissionais que consigam aliar conhecimentos técnicos específicos com o dinamismo que caracteriza uma função comercial serão profissionais com vantagem competitiva no mercado atual, uma vez que, conseguirão aportar valor de forma holística às organizações, aos seus clientes e fornecedores.

Pretende desenvolver a sua carreira como Engenheiro Comercial? Envie-nos o seu CV.

Joana Reis, Consultora Michael Page Engineering & Property

 

 

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.