Quer esteja à procura de um aumento, esteja a considerar uma mudança de carreira ou quase a ser promovido, é importante conhecer o seu valor. Estas conversas podem ser constrangedoras, mas é tranquilizador saber que as suas competências têm um impacto positivo no seu valor.

Não sabe por onde começar? Apresentamos vários conselhos para o ajudar.

Conheça o seu valor no mercado

O seu salário deve ser baseado na sua experiência, conhecimento, competências e localização. Uma boa forma de avaliar se está a ser mal pago é verificando o que os outros profissionais do seu sector, no mesmo nível que o seu e localização, estão a receber.

Existem vários recursos que podem ajudá-lo a encontrar os valores que necessita. Primeiro deve pesquisar guias salariais em websites especializads.

Após esta pesquisa, deve consultar os sites de emprego mais importantes e relevantes para o seu sector. Desta forma conseguirá verificar quanto contratações em funções semelhantes estão a receber. Consulte as responsabilidades da função e verifique se são idênticas às suas. Isto dar-lhe-á uma ideia do salário médio que deve receber.

Por ultimo, recorra à sua rede de contactos. Independentemente de trabalhar em marketing, administração, gestão de projeto, ou finanças, terá uma certamente uma network de pessoas que se encontram em posições semelhantes. Se se sentir desconfortável a falar com os seus colegas, será mais adequado ter uma conversa confidencial com um recrutador para perceber como é que a sua empresa se compara com a concorrência.

Conheça as suas conquistas

Questiona-se sobre o seu valor para o seu manager? Registe as suas conquistas para perceber o impacto que tem nos resultados da sua empresa.

Quando tiver uma avaliação, terá de estar preparado para conseguir justificar o aumento salarial.

Registe de que forma influenciou diretamente a empresa. Implementou um processo eficiente para reduzir custos? Liderou um projeto muito bem-sucedido? Esteve atrás de uma campanha de sucesso que ultrapassou os resultados de campanhas anteriores? É necessário comunicar os seus sucessos aos seus superiores.

Saiba o que pode controlar

Após ter realizados pesquisa online e abordado os seus contactos que trabalham no mesmo sector, deve procurar compreender aquilo que pode controlar. Em alguns sectores, existem fatores extremamente rígidos e não poderá fazer nada para alterá-los.

Trabalha no sector público ou universitário? A sua função pode estar sujeita a um prémio classificativo, o que significa que o seu salário será baseado no seu nível de classificação. Os colaboradores neste regime geralmente são promovidos com base nos anos de experiência, tarefas, responsabilidades, qualificações e formação. As funções podem mudar, por isso verifique o nível acima do seu para perceber se se qualifica para um aumento.

Também uma empresa privada poderá ter uma escala salarial internacional, por isso fale com o seu manager sobre as políticas salariais dentro da organização. Algumas empresas limitam os aumentos ou possuem uma escala salarial para assegurar que as renumerações são justas.

Antes de pedir uma promoção, necessita também de se referir ao seu contracto e aos ciclos financeiros da sua empresa. Se está na empresa há menos de um ano, pode não estar qualificado para uma revisão salarial. Algumas organizações apenas atribuem aumentos no final do ano financeiro, por isso tente informar-se antes de pedir um salário mais elevado.