Uma coisa é constante no local de trabalho – a mudança. Há 25 anos, muitos dos colaboradores de escritórios ainda utilizavam caneta e papel para executar a maioria do seu trabalho. Agora, portáteis, telemóveis e tablets são a norma.

Quais são as novas ofertas digitais mais populares e que estão a revolucionar o local de trabalho?

1. Tecnologia Cloud

A tecnologia Cloud modernizou a forma como trabalhamos, oferecendo flexibilidade, segurança e a oportunidade de fazer back-ups regulares e soluções de recuperação.  

As empresas beneficiam de uma colaboração e partilha mais facilitadas, pois os colaboradores têm a possibilidade de trabalhare no mesmo documento (ao mesmo tempo) em qualquer lado, poupando tempo e aumentando o controlo. O mercado competitivo para a tecnologia cloud verifica-se pois tanto as pequenas como as grandes empresas beneficiam desta tecnologia.  

2. Big Data

Ao empregar analistas de dados, as empresas podem utilizar a informação importante para, por exemplo, perceber quais as tendências dos clientes, orientando assim as suas estratégias de marketing.

A análise correta de Big Data, quando combinada com a Inteligência Artificial, pode levar a resoluções rápidas, novas relações e produtos. No secor da Saúde, a tecnologia de IA pode acelerar a investigação de medicamentos e, potencialmente, descobrir novos usos. 

3. Tecnologia Wireless

A tecnologia wireless permite que os colaboradores trabalhem em qualquer sítio – no local de trabalho, em casa ou até durante viagens.

A possibilidade de partilhar documentos e informação com rapidez e em qualquer local melhora a produtividade – e a capacidade de o fazer através de um dispositivo pessoal auxilia na colaboração imediata. Um escritório wireless leva também a um redução de impressões e a um espaço de trabalho visualmente mais limpo, ao reduzir a quantidade de cabos visíveis.

4. Tecnologia vídeo

Utilizada para entrevistas e comunicação entre escritórios, publicidade, branding, entretenimento, entre outros, a tecnologia vídeo tornou-se imparável no seu crescimento. Um estudo da Cisco prevê que em 2019 80% do trafágo global da internet corresponderá a vídeos online.  

O aumento das formações online ou por videoconferência reduziu a necessidade de os formadores estarem fisicamente no local. Assistimos também ao desenvolvimento da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA) como instrumentos de formação.     

5. Realidade Aumentada e Virtual

A RA e a RV são diferentes, mas complementam-se. Um fator diferenciador é que a RA trabalha com objetos no mundo real, enquanto a RV trabalha num mundo artificial. De uma perspetiva corporativa, tanto a RA como a RV têm a capacidade de chegar às áreas sensoriais e emocionais do cérebro.  

A RV está presente na formação com base de vídeo, onde um formador consegue alcançar uma turma global como se estivessem na mesma sala. A tecnologia RA tem impacto em setores como a manufatura, onde as instruções podem ser sobrepostas à área em que os colaboradores estão a trabalhar.  

As inovações tecnológicas sempre tiveram um efeito revolucionário no local de trabalho. Com a introdução da IA, este processo irá acelerar. Consulte as nossas ofertas na área da tecnologia e descubra o seu próximo emprego.