Ao redigir o seu CV, é importante que seja este detalhado de forma a chamar a atenção do empregador. No entanto, para isso, precisa de perceber o que realmente procura. Os candidatos portugueses encontram-se atualmente bastante otimistas face ao crescimento profissional e o desenvolvimento de novas competências (64%).

Assim, pense nas suas hard e soft skills, personalidade e motivações que o ajudam a ter sucesso na sua vida profissional.   

Encontrar o emprego adequado ao seu perfil irá permitir que trabalhe na função de que gosta o que, consequentemente irá aumentar a probabilidade de desenvolver uma carreira de sucesso e manter a sua motivação.

A sua personalidade e competências

O seu emprego deve ser compatível com a sua atitude e personalidade. É um bom ouvinte ou tem uma mente analítica? Quais são os seus pontos fortes e quais são aqueles que necessita de melhorar? Se a função é compatível com a sua personalidade, o trabalho tornar-se-á mais interessante ao longo do seu percurso na empresa.

Salário e condições

O salário não é tudo, mas continua a ser um fator muito importante. Deve expectar um valor justo pelas competências e experiência que traz para a empresa. Descubra o salário médio do seu setor e função através dos estudos de renumeração da Michael Page. Se se candidatou a uma função específica, garanta que a política da empresa está alinhada com as condições que são importantes para si, como o sistema de bónus ou a flexibilidade laboral.  

Perfil e cultura da empresa

Para que um projeto seja adequado a si, os valores da empresa devem estar alinhados com os seus. O website da empresa normalmente fornece informação detalhada sobre os seus objetivos e valores. Durante a entrevista, pergunte se irá trabalhar individualmente ou em equipa e pense qual seria a melhor resposta para si. Pode também fazer uma leitura na página de responsabilidade social da empresa. Caso não encontre, pergunte na entrevista qual o método utilizado pela empresa para se integrar na comunidade local.   

Progressão de carreira

Como mencionado anteriormente, um indicador importante da motivação é a oportunidade de crescimento. Garanta que existe a oportunidade de desenvolvimento de carreira. Pode perguntar se existem programas de formação e desenvolvimento. 

Descubra mais conselhos e dicas práticas relativamente à procura de emprego na seção de conselhos. Ou, se se sentir preparado, comece a procurar o seu próximo emprego, aqui.