Escrevo esta coluna no mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher. Defendido por uns como fundamental, visto por outros como forma de discriminação positiva, suscita fortes reações.

Abordo o tema, aproveitando para recordar casos de sucesso de mulheres que, pelas suas competências e personalidade, se destacaram ou ensinaram importantes lições.

Estratégia sustentável

O único banco islandês que não colapsou na crise de 2008, Audor, era liderado por uma CEOHalla Tómasdóttir recusou-se a tomar grandes riscos sem pensar nas consequências, optando por uma estratégia sustentável. Pensando no futuro, encorajou investimentos conscientes. A História demonstrou que foi a decisão certa.

Colaboradores são o maior ativo de uma empresa

Como Chief Operating Officer no Facebook, Sheryl Sandberg conseguiu criar uma das equipas mais bem-sucedidas do mundo, graças à sua crença de que os colaboradores são o maior ativo de uma empresa. Quanto mais desenvolver os seus pontos fortes, melhor será a equipa. Segundo a COO, enquanto líderes, não podemos querer apenas que as pessoas façam o que lhes é pedido. Devemos colaborar com elas para obter a maximização das suas capacidades, excedendo o esperado e chegando a um melhor resultado.

Perseverança

Sendo uma das mulheres mais ricas do mundo e considerada uma das personalidades mais bem-sucedidas de sempre, Oprah Winfrey, exemplo de talento e perseverança, aconselha: “faça a única coisa que crê não conseguir fazer. Falhe. Tente novamente. Faça melhor na segunda tentativa. Só nunca falhou quem nunca tentou.”

Ser leal a si mesmo

Por fim, ser leal aos outros é fundamental, mas é igualmente importante manter-se leal a si mesmo. É fácil esquecer as suas crenças quando está sob pressão para tomar decisões. Anne Sweeney, Presidente da Disney-ABC Television Group, alerta para que não o faça. Segundo a executiva, devemos definir o sucesso pelos nossos termos, alcançando-o de acordo com as nossas regras e construindo uma vida da qual nos orgulhemos.

Poderia, claro, ter apresentado outros tantos exemplos de homens de sucesso. O talento não é propriedade de um só género ou de perfil específico. A meu ver, esta é a principal mensagem a passar nesta efeméride: combater qualquer forma de discriminação, promover a igualdade de oportunidades e, em última análise, celebrar a diversidade.

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.