As empresas estão a preparar-se para reabrir os seus escritórios de forma gradual e iniciar o seu regresso à “normalidade”. No entanto, existem várias medidas que os colaboradores devem adotar de forma a evitar riscos desnecessários e manter-se em segurança.

Apresentamos uma lista de medidas que devem ser tomadas quando os colaboradores regressarem ao escritório, que esperamos que tornem esta transição o mais cómoda possível e o ajudem a recuperar desta crise. 

É importante que esteja atento e pronto para se adaptar a esta situação em constante evolução. 

A Michael Page segue sempre as diretrizes e recomendações do Governo e da Direção Geral de Saúde.

Facilities Management:

  • Limpar e desinfetar frequentemente: todas as superfícies tocadas com frequência podem ser limpas pelos colaboradores antes e após a sua utilização;   
  • Disponibilize um kit para os colaboradores com máscaras, uma solução de álcool, luvas, etc. 

Plano de distanciamento social:

  • Tente manter o teletrabalho até quando for possível;
  • Considere dar permissão aos colabores para voltarem ao trabalho voluntariamente nas primeiras semanas após a reabertura;     
  • Considere a criação de horários ou turnos para evitar um escritório demasiado cheio; 
  • Reorganize o plano de disposição dos colaboradores e estruturas do escritório; 
  • Peça aos colaboradores para se responsabilizarem pessoalmente pela sanitização, mesmo que não esteja nas suas funções.

Trabalho Remoto:

  • Peça feedback e avalie o que funcionou e o que não funcionou durante o período de teletrabalho;  
  • Continue a agendar reuniões através de videoconferência e desencoraje as reuniões presenciais, exceto se for estritamente necessário;  
  • Apesar da abertura de algumas escolas e creches, mantenha em aberto a opção de os pais continuarem a trabalhar a partir de casa;
  • Tenha especial atenção ao regresso de pessoas pertencentes a (ou com contacto com) grupos de risco.

Comunicação e Formação:

  • Partilhe situações de sucesso e conquistas neste período e continue a motivar os colaboradores;
  • Forme os managers e colaboradores sobre novas políticas e procedimentos,
  • Identifique os membros da equipa responsáveis por implementar o plano de regresso e monitorizar o seu cumprimento;
  • Nomeie uma pessoa a quem os colaboradores se devem dirigir caso haja alguma questão ou preocupação; 
  • Assegure-se de que o seu plano aborda a saúde mental dos colaboradores e oferece informação e apoio neste tema.

Antecipe:

  • Avalie e reveja o plano de contingência relacionado com a pandemia, de modo a estar preparado para um segundo surto ou pandemias futuras;
  • Crie procedimentos de fecho rápido do escritório numa eventual falha da reabertura deste, ou caso uma recorrência do vírus obrigue a um novo fecho; 
  • Crie materiais de planeamento que possa utilizar caso surja um segundo surto e tenha de fechar novamente o escritório;
  • Observe e troque impressões com outras empresas e sectores para apender outras práticas;
  • Esteja coordenado com as empresas que partilham as suas instalações ou edifício, assim como com o proprietário ou gestor do mesmo.

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Publicado a 18/05/2020

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