Confiança; emprego; benefícios; atração e retenção de talento. Num período de crescimento económico para Portugal, estas têm sido palavras-chave do mercado de trabalho. 2017 foi um ano de recuperação para a economia, com um crescimento do PIB de 2,7%. Depois de um longo e fortíssimo período de crise, sem dúvida que devemos congratular-nos dos bons resultados e aproveitar as vantagens deste momento.

Contudo, considero essencial não esquecer que os índices apontam para um abrandamento do crescimento em 2018. Vamos continuar a crescer e numa tendência positiva, mas inferior à registada em 2017.

Não quero de todo espalhar uma sombra sobre os bons resultados. Apenas creio ser importante que, no meio do otimismo, não percamos o sentido da realidade. Está nas nossas mãos garantir que este crescimento não é efémero, conjuntural. Os líderes das empresas têm uma responsabilidade muito forte na contratação do talento qualificado ideal e, depois do recrutamento, na gestão eficiente das suas equipas.

Devem liderar pelo exemplo, demonstrando que em período de crescimento devemos celebrar e receber os frutos do nosso trabalho mas sem nunca perder a atenção à produtividade.

O foco deve encontrar-se no reconhecimento dos membros das equipas e no desenvolvimento de políticas de formação, benefícios e crescimento de carreira que promovam a sua motivação e engagement. Devemos construir hoje equipas sólidas e produtivas, dotadas das armas necessárias para enfrentar eventuais períodos de dificuldade no futuro. Paralelamente, devemos monitorizar cuidadosamente os níveis de atividade, de modo a garantir um crescimento sustentado.

Celebrar o crescimento é mais do que importante, é fundamental. Mas essa celebração deve sempre ser acompanhada de um sentido de responsabilidade e dever. Essa é a única forma de garantir a produtividade e crescimento no futuro.

Construa equipas de sucesso com a ajuda da Michael Page. Confie-nos o seu processo de recrutamento.

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.