A realidade é o que depreendemos com os nossos sentidos. É aquilo que observamos, processamos e vivemos. A tecnologia já alterou completamente a maneira como experienciamos a realidade, mas a recente tecnologia aumentada está a dar ao consumidor um controlo muito maior, permitindo que as pessoas possam alterar o que veem, ouvem e até sentem.

À medida que o mundo digital está cada vez mais tangível, o valor que se dá aos objectos digitais e físicos também está ser redefinido. Há um aumento de procura pelas interacções digitais que reproduzam o contacto com pessoas e objectos em tempo real. Esta tendência está essencialmente a transformar a natureza da comunicação e, logo, todos os sectores serão impactados pela simplicidade com que o talento e as skills podem ser percepcionados além fronteiras.

Talento sem localização

O desenvolvimento da realidade customizada está a dar lugar a um mercado de trabalho que não será tão dependente da localização. Os colaboradores podem actuar em diferentes partes do mundo ao mesmo tempo, podendo interagir de forma mais rica e com maior partilha de informação. Surgem cada vez mais possibilidades, com novos formatos e experiências.

Novas maneiras de trabalhar

A colaboração digital e a gamificação irão atingir níveis ainda não vistos graças à tecnologias de realidade aumentada. As actuais formas de trabalho deverão ser revistas e actualizadas, devido à necessidade de novas skills de forma a manter as equipas produtivas e comunicativas na nova realidade.

O recurso a software e hardware de realidade aumentada no local de trabalho continuou relativamente reduzido em 2018, mas o interesse no seu potencial continua num ponto alto. Os especialistas na área preveem que esta tecnologias terá um grande impacto no dia a dia e já existem variadas empresas e marcas a explorar o poder da realidade aumentada e dos wearables para proporcionar experiências personalizadas.

Quanto mais utilizamos, implementamos ou consumimos tecnologia, mais dados nossos estamos a permitir serem reunidos. Com a implementação a nível europeu do RGPD em Maio de 2018, a questão de como os nossos dados e informação são armazenados e processados é uma preocupação crescente para as empresas.

Inovações recentes na Realidade Aumentada

A próxima geração de tecnologia aumentada irá proporcionar uma nova realidade ao local de trabalho, onde poderemos ajustar a virtualidade que nos rodeia. Os utilizadores poderão escolher entre tecnologias quase imperceptíveis e verdadeiras experiências imersivas noutra realidade. Cada vez mais será comum ouvir termos como “realidade mista”, na qual os consumidores e profissionais podem fácil e confortavelmente interagir com objectos digitais em espaços físicos.

A Democratização da Realidade Aumentada

Um dos exemplos mais relevantes e claros da utilização da realidade aumentada é uma plataforma recentemente disponibilizada por uma empresa tecnológica que permite tanto a programadores como a utilizadores criarem a sua própria aplicação de realidade aumentada. Esta aplicação auspicia um novo futuro no desenvolvimento e nas skills que poderão ser exploradas no futuro do mercado de trabalho.

Os consumidores irão começar a depender cada vez mais da realidade aumentada como um caminho para enriquecer a experiência que se tem com produtos e serviços. É provável que a funcionalidade adicional da realidade aumentada seja adicionada à próxima geração de dispositivos inteligentes a que os utilizadores já estão habituadas, evitando assim a necessidade de grandes investimentos em hardware desconhecido.

Pretende reforçar a sua equipa de IT? Contacte a Michael Page.

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.