No ano em que a Michael Page assinala 20 anos de presença em Portugal, creio ser seguro referir que nestas duas décadas a única constante foi a mudança. Encontramo-nos numa fase turbulenta para os negócios internacionais.
O ‘Brexit’, a guerra comercial com a China ou a crise EUA/ Irão no arranque do ano são exemplos de como o panorama económico e político pode mudar de um dia para o outro.
Num mundo globalizado, onde todas as atividades económicas estão interligadas,empresas e candidatos devem ser ágeis para se adaptarem a mudanças repentinas. Que tendências vão ao encontro desse objetivo?

Uniformização das políticas de RH:

No passado, era muito comum cada unidade de negócio de uma organização ter as suas próprias políticas e sistemas de RH. Existiam muitas formas diferentes de realizar a mesma tarefa. Nos últimos anos, a maioria das empresas procurou adotar uma abordagem mais eficiente e global, fornecendo aos colaboradores uma linguagem comum e uma estrutura definida para maximizar o seu desempenho.

Novo paradigma na aquisição de talento:

As novas gerações abordam um potencial emprego de uma forma semelhante aos consumidores que adquirem um novo produto! Consultam websites, como o Glassdoor, para verificar as avaliações da empresa. Ao recrutar um novo talento, necessita de se ajustar a essa mentalidade. Por outro lado, é cada vez mais frequente que os candidatos estejam dispostos a mudar-se para um outro país, o que expande as opções para os profissionais e para as empresas.

Alteração dos requisitos para executar uma função:

Depois do reinado das competências técnicas, termos como competências comportamentais ganharam destaque, sendo cada vez mais importantes na seleção de talento. Por outro lado, num mercado que evolui a um ritmo alucinante, muitas das funções do futuro ainda nem sequer existem atualmente. Por estes motivos, precisa de procurar candidatos com capacidade de aprendizagem contínua e de adaptação a situações novas ao longo da sua carreira. O desafio é selecionar as pessoas que têm potencial para continuar a crescer.
O recrutamento mudou radicalmente em 20 anos. Se no passado era encarado como um processo de preencher funções, evoluiu para uma relação de parceria cujo objetivo é encontrar o candidato ideal para uma função especializada, fazendo o match perfeito entre a cultura empresarial e o perfil do profissional.
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