Portugal está a emergir da crise com um tímido mas constante crescimento económico. Para 2018, espera-se que esta tendência se mantenha na maioria dos sectores.

Em 2017, o crescimento da nossa faturação na área de Tecnologias da Informação foi de 68%, destacando-se o decréscimo da dependência das funções de programação. O crescimento foi sustentado por um aumento de processos com ligação a SAP, funções de direcção e gestores de infraestruturas. As funções de suporte tiveram um incremento, sendo possível que esta tendência se mantenha para 2018. As necessidades ao nível das hard skills são um desafio nesta área. Novas e diferentes preocupações ao nível da segurança, plataformas com recursos de AI , orientação das empresas para as ferramentas de BI, mais utilização de IOT nas empresas, machine learning, estarão entre as tendências de 2018.

Em Engineering & Manufacturing, a Indústria e Construção estão mais dinâmicas. As funções mais procuradas são Responsável de Manutenção e de Produção, Engenheiro de Processo, Qualidade, Direção de Produção e Direção Industrial.

Retail e Commercial & Marketing cresceram cerca de 55%, com dinamismo em funções Comercias e força nos setores Alimentar, Bebidas, Bricolage e Cosmética, fruto de um maior poder de compra. As grandes tendências do retalho são, por um lado, o e-commerce e, por outro, as lojas de proximidade. Há um crescimento brutal na chamada "loja online". As previsões para os próximos anos apontam para um crescimento do comércio online na ordem dos 40%, aumentando a procura de perfis direcionados para o digital. Por outro lado, o crescimento do Turismo levou à aposta na contratação de recursos para Hotelaria e Restauração, destacando-se a procura de Diretores de Hotel, Assistentes de Direção, Supervisores de F&B e Chefes de Cozinha.

Na área financeira, destaca-se o dinamismo por parte dos Centros de Serviços Partilhados. Já Tax & Legal registou um incremento de processos desenvolvidos em Empresas: Direções Jurídicas, In-House Lawyer e Advogados Especialistas.

Por fim, os perfis de Office Manager e Secretária Jurídica encabeçam a lista de funções mais procuradas na área de secretariado. Para 2018, prevê-se crescimento no Imobiliário, Sociedades de Advogados, Fundos de Investimento e Tecnológicas. Contudo, poderemos assistir a um decréscimo do recrutamento para a Banca, Farmacêutica e Indústria.

Esta situação tem levado a uma evolução suave mas positiva dos salários. Contudo, verifica-se também que os profissionais valorizam cada vez mais benefícios que vão muito além da remuneração base e essa é uma das tendências mais marcantes da actualidade. Os candidatos cada vez mais procuram projectos de vida, que sejam aliciantes e lhes permitam aprender e progredir na carreira. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal está também na ordem do dia, associado à garantia de boas condições de trabalho e bem estar, horários flexíveis, ferramentas de trabalho remoto e benefícios como Seguros de Saúde extensíveis ao agregado familiar, Planos de Poupança Reforma e Cheques Creche.

Este dinamismo está a inverter um pouco as regras do jogo que conhecemos até aqui. De um mercado em que o número de candidatos excedia largamente o número de oportunidades de emprego, avançamos discretamente para um maior equilíbrio entre oferta e procura. Mantendo-se favorável evolução da economia, a grande tendência de 2018 será mesmo o equilíbrio, com os profissionais a recuperarem algumas das condições e margem de manobra que tinham perdido durante a crise e com as empresas a enfrentarem novos desafios, necessitando cada vez mais de desenvolver estratégias para atrair e reter talento.

 

 

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.