digital-talent

Um estudo sobre Tecnologia e Talentos Digitais, da McKinsey, explica que, nos próximos cinco anos, as empresas irão investir centenas de milhões de dólares na sua transformação digital. O estudo refere ainda que atrair os melhores profissionais digitais pode ajudar as empresas a economizar até 20-30 % do investimento. Como é que os empregadores portugueses reagem a este desenvolvimento e recrutam os melhores talentos digitais para a sua organização? 

Os candidatos digitais têm prioridades diferentes: a curto prazo, a sua atenção está concentrada no laser. Os candidatos digitais privilegiam tanto as condições atrativas dos projetos que irão gerir quanto a sua função global. Os prazos são mais curtos. Os resultados são medidos mais cedo.  
Em vez de confrontar os candidatos digitais com a pergunta habitual: “Onde se vê daqui a 5 anos?”, pergunte antes: "Onde gostaria de estar nos próximos 12 meses?" 

Rede de acesso

Os candidatos digitais têm fortes ligações a outros profissionais do setor. Sabem exatamente qual o seu valor de mercado a cada momento e, de uma maneira geral, sentem-se confortáveis para pedir a remuneração que consideram merecer.  
Para estes profissionais é também muito importante sentirem-se valorizados pelo seu futuro empregador. É aqui que a cultura, a entrevista, a marca do empregador (“employer branding”) e os benefícios não monetários viabilizam ou inviabilizam um contrato.    

4 Dicas para atrair candidatos digitais

Tendo em conta o referido anteriormente, qual a melhor forma de atrair candidatos digitais? Eis algumas dicas para garantir um processo de recrutamento sem problemas: 
Comece por definir claramente as necessidades de recrutamento
Isto significa dispor de uma descrição de funções clara, previamente acordada por todos os canais de comunicação. O recurso a um especialista em recrutamento externo pode ajudar a identificar e a evitar questões mais subtis que possam aparecer numa fase posterior do processo. 

Defina a proposta salarial a apresentar 

Seja realista quanto aos valores praticados no mercado ao fazer a proposta salarial Esteja aberto à necessidade de oferecer mais para atrair o talento certo. Em vez de se concentrar apenas no custo, pense na escassez dos talentos locais e no impacto que a nova contratação terá na organização. 

Mantenha o processo de recrutamento o mais curto possível 

Mantenha o prazo de contratação o mais curto possível! Não só criará uma melhor experiência para o candidato, como mostrará a agilidade da sua empresa. Sendo os candidatos digitais muito requisitados, terá mais hipóteses de não perder um bom candidato para um concorrente que tenha feito uma oferta mais rápida.    

Pense em crescimento a longo prazo

Os profissionais digitais procuram um impacto imediato. Prepare um plano de progressão na carreira que irá incentivar estes profissionais a continuarem na sua empresa depois do primeiro grande projeto. Eles querem crescer rapidamente – permita que isso aconteça na sua empresa!  
A parceria com um consultor durante o processo de recrutamento pode garantir a contratação correta. Contacte um especialista da Michael Page para conversarmos sobre a melhor forma de atrair os melhores candidatos para a sua empresa.  
Artigos úteis:

 

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.