O que é uma entrevista baseada nas competências e porque são tão predominantes hoje em dia? Numa entrevista baseada nas competências ser-lhe-á pedido para descrever como lidou com determinadas situações no passado. A vantagem deste tipo de entrevistas é que são uma forma muito eficaz de o entrevistador ficar com uma imagem da forma de trabalhar do candidato e se possui a experiência e competências que a empresa procura. O seu desempenho atual ditará o seu futuro comportamento, razão pela qual este estilo de entrevista é um excelente indicador de como irá atuar, se conseguir o emprego.

Responder a perguntas baseadas nas competências

Recomendamos a utilização da técnica STAR para responder a perguntas baseadas nas competências:

  • A Situação
  • As Tarefas necessárias em resultado da mesma
  • A Ação que tomou
  • O Resultado dessa ação

Elaborámos uma lista de perguntas baseadas nas competências, agrupando-as em cinco áreas – individuais, de gestão, analíticas, interpessoais e motivacionais – para facilidade de compreensão.

Competências individuais

Referem-se aos seus atributos pessoais: flexibilidade, capacidade de decisão, tenacidade, conhecimentos, independência, tomada de riscos e integridade pessoal.

Uma pergunta típica poderá ser:

Fale-me de uma ocasião em que uma ideia sua tenha sido questionada no trabalho.

Competências de gestão

Referem-se à sua capacidade para ser responsável por outras pessoas e à sua liderança, capacitação, pensamento estratégico, sensibilidade empresarial, gestão de projetos e controlo de gestão.

Uma pergunta típica poderá ser:

Fale-me de uma ocasião em que tenha chefiado um grupo para alcançar um objetivo.

Competências analíticas

Referem-se às suas capacidades de tomada de decisão, inovação, competências analíticas, resolução de problemas, aprendizagem prática e atenção ao pormenor.

Uma pergunta típica poderá ser:

Fale-me de uma ocasião em que tenha identificado uma nova abordagem a um problema.

Competências interpessoais

Referem-se às competências sociais. Muitas empresas funcionam com base em equipas de projeto, e quanto mais colaborativas são, maior a probabilidade de terem sucesso.

Uma pergunta típica poderá ser:

Quais são as três características mais cruciais na comunicação?

Competências motivacionais

Referem-se aos fatores que o impelem: resiliência, energia, motivação, orientação para os resultados, iniciativa e foco na qualidade.

Uma pergunta típica poderá ser:

Quando trabalhou mais arduamente e teve a maior sensação de realização?
 

Finalmente, lembre-se de ser você mesmo ao responder a perguntas baseadas nas competências; utilize exemplos reais e associe-os à sua experiência, à forma como reagiu ou como a situação o fez sentir. Estas não são perguntas com rasteira; visam criar a melhor correspondência possível entre um indivíduo e uma organização. Não queremos recrutá-lo para um projeto para o qual não seria competente, mas sim encontrar para si uma função desafiadora, à medida dos seus pontos fortes.

Coloque estes conselhos em prática no seu próximo processo de recrutamento. Consulte as ofertas de emprego que temos disponíveis no nosso website.