Uma parte essencial do processo de atração de candidatos é garantir uma experiência positiva com a marca quando potenciais colaboradores procuram a sua empresa na internet. Tal como recorre a redes sociais para verificar candidatos antes da entrevista, eles também estão a consultar os seus contactos e recursos para avaliá-lo como futuro empregador.

Apresentamos alguns conselhos para garantir que os potenciais colaboradores ficam entusiasmados e não alertados com a ideia de fazer parte da sua empresa.

Tenha uma presença online

A visibilidade e interação online são essenciais para atrair o melhor talento para a sua empresa. As pessoas pretendem trabalhar numa organização conhecida e em que confiam. Quando possui informação disponível online, promover a sua marca em canais digitais é essencial para estabelecer um contacto com os seus colaboradores, atuais e futuros.

É considerada uma boa empresa para trabalhar?

Antes de conceber uma estratégia de employer branding online, é importante perceber de que forma os profissionais do sector o vêem como empregador. Os colaboradores antigos e atuais são os melhores embaixadores da marca e se não partilham comentários positivos online é importante descobrir o motivo. Analisar inquéritos de satisfação e avaliações online da sua empresa são algumas formas de perceber a opinião dos seus colaboradores.

Defina a sua cultura e objetivos

O que o diferencia da sua concorrência e retém os seus colaboradores? A resposta para esta questão deve dar-lhe uma melhor compreensão dos motivos para alguém querer trabalhar na sua empresa. Pode ser pelo seu ambiente de melhoria contínua com oportunidades de formação ou simplesmente por dar o dia de férias aos colaboradores no seu aniversário.

Após uma ampla compreensão da cultura e objetivos da sua empresa, estará mais preparador para recrutar candidatos talentosos para se juntarem à sua equipa.

Avalie as ferramentas disponíveis

Existem inúmeras redes sociais que podem ser utilizadas para branding, mas não é prático ou necessário utilizar todas. Avalie as ferramentas disponíveis, em conjunto com a sua mensagem e público-alvo, para decidir a estratégia de redes sociais que mais favorecem a sua marca. Por exemplo, se pretende mostrar o ambiente do seu local de trabalho, publique um vídeo no Youtube e encoraje a equipa a comentar a sua experiência na empresa. Alguns dos recursos que potenciais colaboradores recorrem incluem:

· LinkedIn

· Facebook

· Twitter

· Blogs (corporativos ou de autores individuais)

· Websites de emprego

Se pretende atingir um grupo específico de candidatos, existem várias redes sociais organizadas geograficamente, por sectores ou competências específicas que pode considerar. Pesquise as ferramentas online preferenciais do grupo de pessoas que pretende abordar.

Gestão de redes

Apesar de todo o trabalho associado às rede sociais ser um resultado da colaboração de diferentes departamentos (digital marketing, HR, communications, line management), a sua gestão global deve ser feita por uma pessoa/departamento para que haja uma estratégia consistente-

Mensagem consistente

O branding para abordar licenciados será diferente do que é utilizado para pessoas com cargos diretivos; por esse motivo deve selecionar os canais adequados a cada audiência. Tente segmentar a mesma e comunique para cada grupo, em vez de falar para um público geral, visto que informações específicas podem ser irrelevantes para a maioria das pessoas. Tente compreender as bases da rede social que escolheu. No entanto é importante ter um branding consistente e o tipo de mensagem deve ser o mesmo em todas as redes sociais.

Partilhar benefícios

Um branding bem-sucedido através de redes socias pode apresentar como é trabalhar na empresa, ajudando a demonstrar os seus conhecimentos e liderança inovadora para reter colaboradores. Não se limite a afirmar que é uma empresa de preferência porque possui um ótimo plano de formação, demonstre-o através de vídeos, casos de estudo, entrevistas com a equipa e dê a oportunidade de interagirem com a equipa de formações.

Gerir a negatividade

As avaliações online recebidas não serão sempre positivas. Reconheça as opiniões negativas e crie uma abordagem para resolver os problemas expostos. As únicas avaliações negativas que é aconselhável apagar são spam ou comentários falsos (conhecidos por trolling).

Avalie o seu sucesso

Os benefícios de uma abordagem consistente ao branding nas redes sociais não serão visíveis num curto espaço de tempo, mas implementar um processo de monitorização contribui para a avaliação do sucesso da sua estratégia. A Google Analytics é uma ferramenta útil e pode fornecer-lhe uma avaliação qualitativa do processo.

Além de ser crucial para a atração de talento, um employer branding positivo é uma grande parte da retenção dos melhores colaboradores.

O Employer branding através das redes sociais não se trata apenas de passar uma mensagem, é uma conversa entre si, os seus colaboradores e o mercado. Encoraje a interação e participação, pois os resultados vão refletir a sua verdadeira cultura.

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Publicado a 21/10/2020

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