Criar uma EVP atrativa

A Proposta de Valor do Colaborador ou Employee Value Proposition (EVP) é um conjunto de benefícios único que um colaborador recebe pelas competências, capacidades e experiência que traz para a empresa. A EVP define a essência da sua organização como esta se se torna única e o que defende. Inclui os principais motivos para as pessoas sentirem orgulho e motivação em trabalhar na empresa, como uma visão inspiradora ou uma cultura distinta. Quando bem integrada em todos os aspetos do negócio, uma EVP forte irá ajudá-lo a reter os melhores profissionais internos e a atrair talento de topo externo. Apresentamos alguns conselhos para criar uma EVP atrativa:

Compreender as perceções existentes

Para desenvolver uma EVP forte e realista, deve primeiro compreender quais são as perceções que a equipa e potencias colaboradores têm da marca e cultura da sua empresa. Porque é que potenciais colaboradores estão interessados na organização? Porque motivo a equipa acha que a empresa é única? O que valorizam mais? Porque continuam na empresa? Porque motivo saem? Esta informação pode ser obtida através de questionários, focus groups e entrevistas de saída, assim como através da opinião de antigos colaboradores e candidatos.

Determine os principais pontos atrativos

Escolha uma equipa para analisar os resultados da pesquisa anterior e determinar os aspetos da sua empresa que as pessoas mais valorizam. Utilize esta informação para criar uma EVP, considerando as seguintes questões:

  • Alinha-se com os seus valores estratégicos?
  • Diferencia a organização?
  • Dá uma visão realista de como é trabalhar na sua empresa?
  • É inspiradora?
  • É simples mas apelativa o suficiente para se destacar?

Teste a sua EVP com os seus colaboradores e com um grupo de amostra do mercado externo para verificar se esta promove o desejo de trabalhar na sua empresa.

Comunicar a mensagem

Uma vez definida a sua EVP, procure formas criativas e relevantes de comunicá-la aos profissionais que pretende atrair. Comece por divulgá-la nos canais de emprego, como sites da empresa, anúncios e durante os processos de recrutamento, para que o potencial talento possa determinar se faria um bom fit com a sua empresa. Pode comunicar a EVP através de branding, relações publicas e marketing, permitindo que profissionais de topo que não estão ativamente à procura de um novo projeto criem uma perceção positiva sobre a organização.

Garanta o alinhamento

Os colaboradores existentes são a sua melhor forma de promoção e possuem um papel importante na atração de talento adequado à cultura da empresa. Para promover embaixadores da marca, os seus colaboradores devem ver consistência entre a imagem que vende externamente e a realidade diária de trabalhar na organização. Incorpore uma EVP nos planos de incorporação, estruturas de reconhecimento, prémios, comunicações internas, políticas e planos de negócio. Reveja a sua EVP anualmente para garantir que continua a refletir a ir de encontro às expetativas e necessidades dos colaboradores.

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