Ao longo do tempo, as necessidades das empresas mudam frequentemente e, apesar de muitas possuírem colaboradores com as competências e especialização necessárias, pode existir uma área nas suas infraestruturas que necessite uma abordagem exclusiva. Existem diferentes tipos de trabalhadores temporários. Quaisquer que sejam as suas necessidades, existe alguém com o conjunto certo de competências para satisfazer as mesmas.  

Ao contratar um trabalhador temporário existem inúmeras vantagens e benefícios. Apresentamos os mais importantes.

1. Contratações rápidas marcam uma diferença imediata

Se ocorrem ausências regulares de colaboradores que afetam a produtividade do seu negócio, necessita de alguém para assegurar uma licença de maternidade ou tem picos de atividade sazonais, contratar um trabalhador temporário permite contratar de forma flexível, para uma situação que não ocorre durante todo o ano. Estes profissionais têm a possibilidade de começar a trabalhar quase de imediato, permitem uma gestão eficaz dos cursos e simplificar o processo de recrutamento. 

2. Novas perspetivas

Os trabalhadores temporários e ínterim managers não estão influenciados pela cultura da empresa e podem entrar num ambiente de trabalho com novas abordagens e ideias. Isto irá permitir que acrescentem valor a áreas como a resolução de problemas.   

3. Flexibilidade

Os profissionais temporários oferecem uma ótima oportunidade de flexibilidade, pois pode contratar colaboradores para cobrir períodos do horário de trabalho ou do ano específicos. Esta pode ser uma opção muito eficiente, de acordo com as necessidades específicas da empresa.   

4. Especialistas de projeto

Muitos trabalhadores temporários e ínterim managers possuem um conjunto especial de competências e são perfeitos para projetos de curto-prazo. Por exemplo, os managers são procurados para satisfazer uma necessidade em situações de gestão críticas e trazem um nível de especialização para um projeto definido durante um período de tempo designado, como acordado nos seus contratos.

Já um trabalhador temporário pode cobrir licenças de maternidade, realizar tarefas administrativas que não estavam previstas ou ajudar em picos de atividade sazonais.

5. Uma oportunidade de contratar permanentemente

Após o término de um contrato temporário, tem a possibilidade de verificar se a pessoa que contratou acrescentou valor à sua empresa. Se sim, porque não contratá-la permanentemente? Num caso de sucesso, o colaborador temporário acompanhou o trabalho dentro da estrutura da equipa, mostrou ter  um perfil adequado à empresa e possuir as competências necessárias para a função, por isso será certamente um excelente colaborador permanente.

6. A mudança de temporário para permanente

Existe também a possibilidade de contratar um trabalhador temporário focado na sua carreira e que esteja entusiasmado para mudar para uma posição permanente. Nestes casos, os profissionais que pretendem um contrato permanente estão dispostos a trabalhar arduamente para provarem que são uma mais valia, com o objetivo de serem contratados. O facto de acompanhar o seu trabalho pode contribuir para uma oferta de emprego melhor fundamentada.  

Se pretende mais conselhos ou discutir as suas necessidades de recrutamento temporário, entre em contacto connosco. 

Publicado a 14/04/2021

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.