Não é segredo que o sucesso de uma empresa depende das pessoas que aí trabalham. Estas tomam decisões e ações incomensuráveis que se traduzem num resultado final – um relatório mensal, trimestral e anual positivo ou negativo. A luta pelo talento no setor tecnológico é a mais feroz de todo os setores. À medida que cada vez mais empresas começam a dar-se conta da importância da respetiva estrutura tecnológica, a luta continuará apenas a tornar-se cada vez mais difícil.

A chave para o sucesso num mercado de constante mudança é a capacidade de adaptação. As empresas dos setores tecnológico e digital, embora sejam normalmente inovadoras e visionárias, podem achar que é difícil conseguir as pessoas com as competências e a experiência adequadas. Por isso, a questão é: "O que podem os líderes tecnológicos fazer para garantir que têm uma função de segurança da informação completamente provida do pessoal necessário e que se antecipam às ameaças e regulamentações em constante mudança?"

1. Identificar as competências adequadas

As tecnologias da informação são raramente uma operação simples e não existe uma abordagem única. O programa tecnológico de todas as organizações será definido por diversos fatores exclusivos das mesmas e, como tal, a abordagem em relação às respetivas estrutura e alocação de pessoal será diferente. Dois profissionais de tecnologia com designações semelhantes podem ter conjuntos de competências significativamente diferentes com base no tipo de trabalho que efetuaram ao longo das suas carreiras. Um pode ser idealmente adequado à sua organização, ao passo que o outro pode ter competências que não se adequam aos seus requisitos. É importante compreender exatamente que tipo de aptidões e competências são necessárias numa função e não é possível identificar esta situação somente através da designação profissional ou da função.

2. Envolver toda a equipa no processo de recrutamento

Uma das melhores formas de garantir que está a identificar as competências adequadas e, em última instância, a integrar as pessoas certas consiste em envolver a sua equipa especializada existente no processo de recrutamento. É prática bastante comum que uma especificação de trabalho seja elaborada e que depois o chefe ou diretor avance com o processo de recrutamento independentemente da opinião da respetiva equipa. Ao envolver os membros principais da área ao longo do processo, não só consegue ter uma ideia de como uma nova contratação pode enquadrar-se numa equipa, como também consegue contar com a apreciação de um grupo em vez de um ou dois indivíduos. Quando estão em jogo competências específicas e altamente técnicas, é uma jogada inteligente envolver as pessoas que têm um forte entendimento de como os novos membros irão interagir com a sua estrutura existente.

3. Investir na tecnologia e nas pessoas

Um aspeto que a maior parte das pessoas que trabalham em TI terá em comum é o interesse pelas tecnologias. Parece óbvio, mas as pessoas que está a procurar contratar terão conhecimentos tecnológicos e sentir-se-ão estimuladas com a perspetiva de estarem na vanguarda do seu setor. As suas oportunidades de contratar as melhores pessoas no seu campo são gravemente prejudicadas se a sua estrutura de TI for desatualizada. As melhores pessoas querem trabalhar com as melhores tecnologias e plataformas e é improvável que

aceitem uma função em que serão forçadas a trabalhar numa estrutura desatualizada. Para esse efeito, é importante que encare as suas tecnologias como uma preocupação constante da mesma forma que o faria com o seu pessoal.

4. Formação constante

As tecnologias da informação constituem um campo que se encontra num constante estado de mudança e requerem um conjunto de competências dinâmico, que evolui tão rápido quanto a tecnologia e as ameaças à segurança evoluem. Ao proporcionar aos colaboradores uma constante formação, não só está a manter a sua tecnologia atualizada e adequada à finalidade como também está a integrar os seus colaboradores. Uma das estratégias de retenção mais económicas em qualquer setor ou cargo é um sólido plano de formação e desenvolvimento. Este facto é mais evidente em TI, uma vez que a tecnologia muda tão rapidamente. Os profissionais que estão confiantes de que o seu empregador investe no seu futuro são mais suscetíveis de aderir a projetos de longo prazo e dar o seu melhor em direção ao resultado.

Se estiver a contratar no setor tecnológico, entre em contacto com um dos nossos consultores de recrutamento especializados.

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.