You are here

Atrair colaboradores de alto desempenho

Recrutar as pessoas certas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ao conduzir uma entrevista eficaz, conseguirá determinar se um candidato possui as competências, os conhecimentos e as capacidades certas para realizar o trabalho com êxito, bem como se a sua atitude, motivações e valores o farão singrar na empresa.

Siga estas sugestões para garantir que a sua próxima entrevista de emprego é conduzida com êxito:

Preparar-se para a entrevista

Para conduzir uma entrevista de emprego eficiente, a preparação é crucial. Leia atentamente o CV do candidato, anotando quaisquer questões que o(a) ajudarão a extrair mais informações sobre as suas qualidades pessoais e competências profissionais. Pense na forma como irá realçar as vantagens da sua empresa e da função para a qual está a recrutar. Reserve um espaço adequado para realizar a entrevista, assegurando-se de que é confortável e livre de distrações. Forneça o CV do candidato a quaisquer colegas que estejam presentes na entrevista, bem como a lista de perguntas que tenciona fazer.

Compor perguntas de entrevista

Ao conduzir entrevistas de emprego, as perguntas baseadas no comportamento são uma forma eficaz de identificar se o candidato possui as competências e as características específicas necessárias para desempenhar o cargo com êxito. A técnica baseia-se na premissa de que o comportamento passado é o melhor indicador do desempenho futuro. Referindo-se à descrição da função, anote as principais características, conhecimentos, comportamentos e capacidades necessários para as funções. Em seguida, componha a lista de perguntas que fará ao candidato para que este possa explicar como aplicou esses atributos no passado, citando exemplos específicos.

Conduzir a entrevista

Comece a entrevista apresentando-se a si e a quaisquer outros presentes. Explique o formato da entrevista e ofereça uma breve visão geral da sua empresa, incluindo o que faz e a dimensão, posição financeira, planos de crescimento e cultura da empresa. Forneça uma descrição cativante da função para a qual está a recrutar, incluindo projetos futuros e oportunidades de progressão na carreira.

Ao conduzir a entrevista, escute atentamente e tome notas para futura consulta. Esteja atento(a) a tentativas para fugir às perguntas e aprofunde uma determinada questão, se necessário. Prestar uma atenção cuidada ao estilo pessoal e às atitudes e valores do candidato também o(a) ajudará a formar uma opinião equilibrada acerca da sua adequabilidade.

Concluir a entrevista

Conclua a entrevista perguntando ao candidato se pretende fazer alguma pergunta acerca das funções ou da empresa. Esta é uma boa forma de testar se o candidato pensou refletidamente na função e esteve atento durante a entrevista. Agradeça ao candidato o seu tempo e interesse e informe-o de quando poderá saber a decisão. Procure resumir as suas notas assim que o candidato sair. Isto assegura que a sua impressão da personalidade, competências e capacidades do candidato permanecem ativas na sua mente e podem servir para tomar uma decisão depois de se ter reunido com outros candidatos.