You are here

Sugestões para procurar emprego

Quer esteja desempregado(a) atualmente ou simplesmente insatisfeito(a) com o seu cargo atual, uma procura de emprego pode ser morosa e intimidante. No entanto, pode seguir alguns passos para facilitar o processo. Atualmente existem numerosas ferramentas online para ajudar a tornar a procura de emprego mais simples. As redes sociais e plataformas online facilitam o contacto entre potenciais empregadores e futuros colaboradores. A combinação de tecnologias modernas e da ligação em rede mais tradicional permite que o tempo que dedica a procurar o seu próximo emprego possa ser direcionado e mais eficaz. Continue a ler para saber mais.

Utilize websites de emprego

Muitos empregadores utilizam websites de emprego para encontrarem o seu próximo colaborador. Configure um perfil profissional que inclua o seu CV, uma lista de habilitações, uma fotografia e quaisquer outras informações que considere relevantes e tornem mais fácil para os empregadores encontrá-lo(a). Também pode consultar as oportunidades de emprego atuais através de um conjunto de filtros, como formação, salário, localização e habilitações específicas. Esta estratégia permite-lhe definir exatamente o que procura no seu novo emprego. O website de emprego pode encaminhar ofertas adequadas e atuais diretamente para o seu endereço eletrónico para que nunca perca uma oportunidade. Não se esqueça de verificar os alertas de emprego online publicados pelos principais jornais. Subscreva alguns jornais à sua escolha durante a sua procura de emprego.

Utilize as redes sociais e outras redes

Atualmente, o poder das redes sociais não pode ser negado. Plataformas como o LinkedIn permitem-lhe informar os seus contactos de que está interessado(a) num novo projeto. Deve, no entanto, ter cuidado para gerir a sua presença nestes websites. Os potenciais empregadores quase certamente irão ver os seus perfis, por isso certifique-se de que as suas informações estão atualizadas e remova quaisquer fotografias que possam lançar sobre si uma luz pouco profissional. Muitos consultores de recrutamento oferecem aconselhamento profissional nesta área.

Utilize a sua rede de contactos

Os seus contactos atuais, como familiares, amigos e colegas, também podem ajudá-lo(a) na sua procura de emprego. Fale com eles, diga-lhes que tipo de oportunidade procura. Expanda a sua rede frequentando feiras de emprego especializadas, feiras profissionais ou eventos de networking. Muitos grupos profissionais organizam os seus próprios eventos, nos quais poderá criar novos contactos comerciais no seu setor.

Recorra ao aconselhamento profissional de um consultor de recrutamento

Recorrer a um consultor de recrutamento pode acelerar drasticamente o processo de procura de emprego. Esses consultores têm acesso a informações de emprego que poderão não aparecer em anúncios e estão frequentemente em contacto direto com os departamentos de recursos humanos. Isto abre portas e facilita a procura de emprego.