You are here

Gerir a procura de emprego

Procurar um novo emprego pode ser uma tarefa intimidante. Quer esteja desempregado(a) ou pretenda fazer uma mudança na sua carreira, uma procura por um novo projeto bem-sucedida envolve horas de trabalho e uma grande dose de energia. Como manter-se focado(a) e positivo(a) durante o processo?

Criar um plano

Desde logo, convém criar um plano e uma lista de objetivos para a sua procura de emprego. Dedicar um período de tempo específico por dia para enviar currículos, para trabalhar o seu networking e para fazer telefonemas é uma grande ajuda. Faça uma lista de tarefas todos os dias e tenha consciência do que fez para contribuir para a sua procura de emprego. É importante ter uma visão geral de quem contactou e qual foi a sua resposta, além de que ter uma noção de tudo o que realizou até ao momento também transmite uma sensação de dever cumprido.

Mantenha-se atualizado com as redes sociais

Hoje em dia, é sensato utilizar as redes sociais para ajudar na procura de emprego. Crie e atualize os seus perfis em websites de redes profissionais, como o LinkedIn. É provável que o seu perfil seja mais visto se permanecer ativo(a), por isso publique com frequência. Também pode utilizar estes websites para expandir a sua rede de contactos, uma vez que conhecer novas pessoas é essencial para uma procura de emprego bem-sucedida. Muitos profissionais encontraram o seu emprego através das redes sociais, por isso utilize-as em seu proveito.

Aprenda algo novo

Dedique tempo a aprender algo novo no seu campo de competências. O mercado de emprego é altamente competitivo, pelo que cursos e certificações avançados irão ajudá-lo(a) a tornar-se mais atrativo(a) para potenciais empregadores. Inscreva-se em cursos e seminários, presencialmente ou online. A aprendizagem de uma nova competência é também um excelente estímulo para a sua auto-confiança.

Seja paciente e mantenha-se positivo(a)

Esta sugestão é talvez a mais difícil de seguir! O processo de encontrar um emprego pode ser longo, difícil e frustrante. É importante compreender que este processo demora tempo e que muitos fatores fogem ao seu controlo. Manter-se ocupado(a) e ativo(a) com as sugestões indicadas acima é uma excelente forma de conservar o ânimo e lidar da melhor forma possível com a procura de emprego. Não se esqueça de dedicar tempo aos amigos e família e de relaxar a fim de manter o equilíbrio na sua vida. Manter-se positivo(a), saudável e feliz são componentes vitais de uma procura de emprego bem-sucedida.