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É comum assumir que o objetivo de todos os profissionais é ser promovido no emprego até alcançar o nível mais elevado possível dentro da empresa. Mas será a promoção o objetivo principal de todos os profissionais? E para aqueles que procuram uma promoção, quão confiantes estão de que irá ajudá-los nas suas carreiras?

De forma a aprofundar esta temática, a Michael Page inquiriu quase 7,000 candidatos na  Europa. Perguntámos o quão importante é subirem nos rankings da sua empresa, o que valorizam mais numa promoção e com que clareza compreenderam os seus percursos de carreira.   

Era também do nosso interesse compreender o quão proativos são os candidatos. Pediram uma promoção, ou preferiram esperar que o seu manager os promovesse? Devem as empresas fazer mais para encorajar as pessoas a pedir promoções?

Vamos analisar os resultados do estudo para descobrir mais sobre a opinião dos candidatos relativamente a promoções.  

Os profissionais querem ser promovidos?

A grande maioria dos inquiridos (92%) afirmou que as promoções são “muito importantes” (32%) ou “importantes” (59%) para si. 23% afirmou que consideraria demitir-se se não recebesse uma promoção esperada.

Estes dados demonstram a ambição dos profissionais da atualidade e como estão dispostos a mudar de emprego para alcançarem o que pretendem.

Os profissionais têm uma visão muito clara dos seus objetivos de carreira. Mais de metade (54%) dos nossos inquiridos (58% dos homens e 49% das mulheres) afirmaram que sabem onde querem estar nas suas carreiras. Ter um percurso de carreira definido é também um fator importante para sentirem compromisso no trabalho - é “muito importante” para 45% dos inquiridos e “importante” para 48%. Naturalmente, ajuda ter um manager que dê prioridade a ajudar os colaboradores a progredirem na sua carreira. Em inquéritos anteriores realizados pela Michael Page, 48% dos profissionais indicaram que o seu manager ideal seria alguém que ajudaria a “alcançar o seu potencial”.

O salário não é a única motivação para uma promoção

Ao analisar o fator mais importante para os colaboradores numa promoção, o resultado não é surpreendente. 91% dos inquiridos têm o salário no topo da sua lista. Quase metade dos inquiridos  (46%) afirmaram que preferiam um aumento salarial sem qualquer mudança no título da função.

No entanto, a remuneração não é tudo. Aproximadamente 9 em 10 inquiridos são da opinião que ter mais responsabilidades e ter acesso a formação avançada são essenciais quando procuram uma promoção.   

Alguns candidatos (69%) indicaram o reconhecimento público (comunicações internas e/ou externas a anunciar a nova função) como benefício da promoção. O reconhecimento está a tornar-se cada vez mais importante para os colaboradores mais velhos, com 73% dos colaboradores com mais de 45 anos a indicar que é um fator relevante.

Quem é que as chefias devem promover?

A grande maioria (81%) dos inquiridos é da opinião que as promoções devem ser baseadas no desempenho, que inclui soft skills como “atitude e comportamento positivos” e “disponibilidade para obter mais responsabilidades”.

No entanto, apesar de os colaboradores terem uma opinião clara sobre os critérios de promoções, acreditam que as chefias nem sempre são transparentes sobre eles. A grande maioria (87%) dos profissionais indicaram que as empresas devem ser completamente sinceras sobre os critérios das promoções. Cerca de 69% dos candidatos afirma que a sua empresa não indicou nenhuma informação oficial sobre este tema. Adicionalmente, apenas 8% dos candidatos indicaram que as suas chefias partilharam tudo o que necessitavam saber sobre promoções, enquanto 17% afirmaram que a informação partilhada estava incompleta.

A situação é semelhante nos percursos de carreira. Aproximadamente 63% dos inquiridos afirmaram que as suas empresas não ofereceram critérios claros ou informações sobre este tema. Em oposição a 22% que indicaram que as suas chefias forneceram informação relevante, mas apenas para determinadas funções.  Apenas 8% dos candidatos consideram que a sua empresa disse tudo o que era necessário saber sobre percursos de carreira.

Os candidatos acreditam que as chefias podem e devem fazer mais para promover transparência nos critérios de promoções.

Perguntar ou não perguntar

A maioria (54%) dos nossos inquiridos indicou nunca ter pedido uma promoção. Porque não?

Primeiro, existe a perceção entre candidatos de que as chefias devem dar o primeiro passo. Quase metade (45%) acredita que o seu manager deve abordar o tema. A questão foi debatida por aproximadamente um terço dos inquiridos (34%) visto que sempre receberam promoções sem pedir.

O mais interessante é que um quarto dos candidatos (24%) acharam que não eram elegíveis para serem promovidos e, assim sendo, nunca pediram uma promoção. O desequilíbrio de género é notável aqui, sendo provável que as mulheres (28% dos inquiridos) se reconheçam menos como elegíveis para uma promoção do que os homens (20%). As chefias devem considerar o risco de colaboradoras do género feminino e colaboradores menos autoconfiantes, apesar de talentosos, serem ignorados para progredir. Os colaboradores podem investir na arte de pedir uma promoção ou negociar um aumento salarial.

A empresas têm muito trabalho pela frente

Percebemos que os candidatos consideraram o acesso a formações uma das vantagens mais desejadas de uma promoção.  As más notícias são que quase metade (48%) dos inquiridos afirma que as chefias ofereceram poucas ou nenhumas oportunidades de promoção, e apenas 14% das empresas disponibiliza formação constante para os colaboradores desenvolverem as suas competências.

Na ausência de formação formal, os candidatos gostariam de ter pelo menos ter um mentor para guiá-los e oferecer conselhos de carreira. No entanto, 67% dos entrevistados indicaram que não têm alguém que pudesse desempenhar essa função, algo importante que as empresas poderiam disponibilizar.  

De acordo com o que compreendemos, muitas das oportunidades são perdidas devido à falta de comunicação. Os candidatos estão entusiasmados sobre serem promovidos, progredir na sua carreira e, em alguns casos, mudar de carreira. No entanto, as chefias falham em termos de informar o que os colaboradores necessitam fazer para alcançarem estes objetivos. E, em culturas de trabalho que não promovem a transparência, não é surpreendente que muitos colaboradores se sintam nervosos para procurar proativamente promoções. As chefias que disponibilizam programas de melhoria de competências, mentorias e informação transparente sobre critérios de promoção estarão bem posicionadas para atrair e reter o talento que necessitam.    

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