Quais as competências de que necessita na sua equipa financeira para garantir que a sua empresa está preparada para o futuro? Apresentamos as 10 competências mais importantes que identificámos.

A contínua digitalização do setor de Finance tem um grande impacto nas competências que as chefias devem procurar num potencial novo membro da sua equipa. Com a automação de cada vez mais tarefas operacionais ou a mudança para shared service centres, a procura de candidatos mais especializados, técnicos e analíticos está a aumentar.

A comunicação diária com chefias e profissionais permitiu que os nossos consultores especializados identificassem as competências mais importantes para o negócio no setor de Finance.

1. Transações entre empresas

Em acréscimo às competências base necessárias para o desempenho de uma função financeira, os profissionais com conhecimento e experiência em gestão de transações entre empresas, incluindo empreendimentos conjuntos, são muito valorizados. A existência de uma equipa com políticas globais consistentes será importante para apoiar novos processos regulamentares que possam surgir.

2. Competências linguísticas

As funções financeiras estão a tornar-se mais internacionais; estes profissionais são necessários em diferentes culturas. Idealmente, devem ter experiência internacional e fluência em pelo menos uma língua estrangeira – habitualmente inglês.

3. Contabilidade técnica

As competências de contabilistas técnicos estão a tornar-se cada vez mais indispensáveis. Estes profissionais, que desempenham um papel importante em qualquer departamento financeiro, são responsáveis por muitas tarefas diárias dentro da função contabilística e são fundamentais para o sucesso da empresa. São perfis essenciais para a implementação de novos regulamentos, processos de negócio e ultrapassar desafios sem precedentes.

4. Experiência em M&A

Prevê-se que o número de M&As internacionais irá aumentar nos próximos anos. Os profissionais com conhecimento aprofundado em planeamento estratégico, pensamento analítico e atenção ao detalhe são muito importantes.

5. Conhecimento de regulamentos financeiros

Acompanhar as mudanças de regulamentos evita a instabilidade financeira e perdas económicas da sua empresa. Com o aparecimento de novas regras e a realização de atualizações nos regulamentos já existentes, deve estar sempre atualizado, de forma a gerir eficazmente o seu trabalho.

6. Gestão de risco e compliance

Vários escândalos em empresas financeiras demonstraram a importância de identificar antecipadamente potenciais riscos e analisá-los de forma a tomar as precauções necessárias para evitá-los. Para que seja possível fazê-lo, os compliance officers necessitam compreender onde residem os riscos de non-compliance para a sua empresa. Alguns são mais predominantes ou prevalentes do que outros, tornando-se os riscos de compliance que o seu programa deve solucionar primeiro e com maior energia.

7. Gestão de projetos de auditoria

As auditorias continuam a ser um aspeto fundamental para que um departamento financeiro seja bem sucedido. Os novos regulamentos entram em vigor e as penalizações por não aderir às políticas e procedimentos corretos aumentam. As auditorias internas desempenham um papel fundamental para ajudar a minimizar riscos e assegurar compliance. Visto que este processo requere uma grande atenção ao detalhe e organização, a contratação de um profissional que gira uma auditoria por completo é uma mais-valia para as empresas. Estes profissionais são importantes para determinar se o negócio foi de encontro aos objetivos definidos.

8. Conhecimento financeiro especializado (Tax, Treasury etc.)

As principais funções que constituem o departamento financeiro são fundamentais para qualquer negócio. É por este motivo que o conhecimento especializado e a experiência nas principais áreas é importante. Como chefia necessita de profissionais que tenham um nível mais aprofundado de compreensão e perspetivas na sua equipa financeira.

9. Controlo Financeiro

Como contabilista principal, o financial controller gere todas as atividades de contabilidade. Este profissional deve estar atento aos detalhes e ter uma visão abrangente. Tem o dever de assegurar a precisão e melhorar a eficiência – dois objetivos que nem sempre são fáceis de combinar numa função.

10. Competências comerciais

Uma boa compreensão do negócio e conhecimento da concorrência são importantes para funções de Actuarial, Retail Banking e Insurance, visto que permitem que os profissionais sejam mais precisos e giram um processo comercial que contenha os custos e que tenha um retorno positivo. Os profissionais que possuem maior consciência comercial devem ter a capacidade de identificar porque a empresa tem um desempenho positivo ou negativo.

Como recrutadores líderes com uma rede global, possuímos uma extensa base de dados com os melhores profissionais para levarem o seu negócio ao próximo nível, ajudando-o a ter vantagem competitiva.

Entre em contacto com um dos nossos consultores especializados para uma conversa confidencial sobre como podemos ajudá-lo a encontrar o melhor talento com as competências certas.

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