You are here

As vantagens da mentoria

A transferência de conhecimentos dos colaboradores que trabalharam numa empresa durante muitos anos para novos talentos que determinam o futuro da empresa é uma componente essencial do sucesso da organização. A melhor forma de fazê-lo é através de um programa de mentoria. Este tipo de programa não só é benéfico para o recém-chegado, como também para a empresa como um todo. Apresentamos abaixo as vantagens para o recém-chegado, para o mentor e para a empresa.

O que obtém o recém-chegado do mentor

Ter um mentor ajuda um novo colega de trabalho a encontrar o seu caminho na empresa. O mentor ensina ao recém-chegado as técnicas utilizadas na empresa e mostra-lhe como trabalhar com métodos de uma forma que permite a aplicação imediata. O mentor fornece ao recém-chegado comentários constantes e apresenta-o aos seus próprios contactos. Isto é particularmente útil para o recém-chegado, pois expande significativamente a sua rede e aumenta a sua capacidade para ter um bom desempenho a longo prazo.

O que obtém o mentor por trabalhar com um recém-chegado

Embora o mentor esteja incumbido de passar conhecimentos ao recém-chegado, o aluno também pode ensinar o professor. O novo colaborador pode ajudar o colega mais experiente a aprender coisas novas sobre a sua função. Se o recém-chegado trabalhou num departamento diferente, o mentor ganha uma visão privilegiada do funcionamento interno desse departamento. Além disso, a mentoria permite ao mentor influenciar diretamente a eficiência da sua equipa ao ditar exatamente como são feitas as coisas.

Como lucra a empresa

Quando a formação é dada por um profissional que já trabalhou na organização durante vários anos, a empresa pode poupar o custo e tempo necessários à realização de sessões de formação externa. A mentoria facilita a transferência de conhecimentos e assegura que não é perdida informação quando novos talentos eventualmente assumirem as funções. O processo também torna mais fácil o processo de recrutar novos colaboradores ou de transferir profissionais para novos departamentos. Independentemente do ponto de vista, a mentoria é benéfica para todos os envolvidos e contribui grandemente para o sucesso contínuo de uma empresa.