Muitos profissionais de Engenharia assumem que a especialização técnica e experiência são as competências mais importantes para conseguirem emprego.

No entanto, é cada vez mais esperado que os engenheiros trabalhem com diferentes áreas, divisões e pessoas dentro de uma empresa. As soft skills, combinadas com as competências técnicas certas, são muito procuradas e podem destacá-lo num mercado altamente competitivo.

O que são exatamente as soft skills no mundo do trabalho atual? Quais são as soft skills mais valorizadas, que irão ajudá-lo a ser entrevistado para as melhores oportunidades?

O que são as soft skills?

As soft skills são atributos pessoais fora das qualificações e experiência profissionais. Não são competências técnicas; referem-se à forma como interage, lidera e comunica com outras pessoas, como resolve problemas e gere o seu trabalho.

Atualmente, as soft skills são essenciais para que qualquer carreira seja bem-sucedida. Graças ao surgimento de tecnologias como a inteligência artificial (IA) e automação, existe uma crescente necessidade de soft skills no local de trabalho enquanto ‘elemento humano’ para a interpretação e análise de dados fornecidos pela tecnologia.

Com a tecnologia, globalização e mudanças demográficas a redefinirem o cenário empresarial, a importância das soft skills aumenta. Um estudo realizado pela Deloitte Access Economics prevê que dois terços de todas as empresas em 2030 dependam das soft skills.

As 5 soft skills mais importantes em Engenharia

Apresentamos as cinco soft skills mais importantes, que deve considerar desenvolver.

1. Boas competências de comunicação

Competências de comunicação sólidas e eficazes são essenciais no setor de Engenharia, visto que é habitualmente necessário explicar informações técnicas a uma audiência que não está familiarizada com as mesmas. O conhecimento técnico é muito importante, mas a capacidade de comunicar corretamente e de forma concisa a uma audiência inexperiente ou sem especialização é muito importante para que todos os investidores estejam incluídos na conversa, compreendam o conteúdo ou informação e estejam de acordo.

2. Competências de liderança

Para que haja uma verdadeira progressão de carreira, os profissionais do setor de Engenharia necessitam habitualmente ter potencial de gestão. Isto pode envolver gestão de equipas, profissional, de projetos ou da empresa. Algumas pessoas têm competências naturais de liderança, mas também as competências de gestão podem ser melhoradas com a formação e desenvolvimento adequados.

3. Pensamento criativo

Independentemente da sua função, o pensamento criativo e a capacidade de resolução de problemas são sempre uma mais-valia. As empresas valorizam alguém que tenha a capacidade

de ter um pensamento racional numa crise e encontre soluções criativas e inovadores para problemas de negócio complexos.

4. Capacidade de influência

A capacidade de negociar com pessoas a todos os níveis do negócio, criar relações produtivas e apresentar ideias e opiniões de forma persuasiva é uma parte importante das funções de Engenharia modernas. Influenciadores confiantes e decision-makers são sempre necessários.

5. Competências de resolução de problemas

As potenciais chefias procuram uma abordagem proativa para resolver problemas cuja solução pode não ser oferecida através do conhecimento teórico.

Um profissional que solucione problemas através de uma abordagem criativa é desejado em qualquer setor e a área da Engenharia, onde a inovação e soluções efetivas são críticas para o sucesso, não é exceção.

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.