Retalho: tendências futuras

Como será a experiência de compras no futuro?

O E-commerce já começou a alterar fortemente a realidade do retalho.

O E-commerce já começou a alterar fortemente a realidade do retalho – e esta foi apenas a primeira fase. A realidade virtual, robots nas lojas, entregas por drones e as compras multi-sensoriais abrem todo um novo mundo onde a imaginação é o limite.

Mas o que trará este futuro aos milhões de profissionais que trabalham no  sector do retalho por toda a Europa? Como irão as funções dos colaboradores mudar?

Analisamos seis tendências que irão redefinir o futuro do sector do retalho – e como vão influenciar as funções e competências.

1. Redes de beacons

Uma rede de beacon, também conhecida como aplicação de Bluetooth Low Energy (BLE), permite a qualquer marca, retalhista, app ou plataforma entender exactamente onde um cliente se encontra na loja física, fornecendo-lhe uma experiência totalmente personalizada.

O Carrefour, a grande multinacional francesa, começou a explirar oficialmente a tecnologia beacon para tornar as suas comunicações mais relevantes para os clientes. O Carrefour equipou 28 dos seus hipermercados na Roménia com esta tecnologia, o que se traduz numa melhor experiência de compras para todos e ofertas e descontos individualizados para clientes leais.

“Tudo à nossa volta nos diz, de forma bem audível, que o consumidor mudou e, portanto, devemos alterar a forma como nos relacionamos com ele”, comenta

Fabrizio Travaglini, Executive Director do PageGroup na Itália.

Acrescenta ainda que as marcas têm agora a possibilidade de entender as necessidades do novo consumidor e interagir com ele utilizando ferramentas originais, impactantes e inovadoras; têm a possibilidade de formar o consumidor sobre a transformação digital e influenciar o seu comportamento futuro.

“Graças a esta abordagem, as empresas de retalho têm a oportunidade de desenhar o perfil dos seus principais consumidores e reunir as suas necessidades e preferências mais importantes. No mercado de retalho italiano, um exemplo típico é a Mcollective, uma marca de moda que está a liderar esta tendência!

2. Realidade aumentada

O gigante de cosmética francês L’Oreal está a juntar-se à tendência da realidade aumentada. A L’Oreal equipou a sua grande equipa de sales representatives europeus com tecnologia de realidade aumentada para a sua relação com os retalhistas. Desta forma, os retalhistas podem ver exactamente como os stands estarão dispostos e como os produtos serão apresentados, tudo visualizado em 3D.

3. Realidade virtual

O IKEA, o retalhista de mobiliário sueco, está a trazer a realidade virtual da fantasia para a realidade. Agora, os clientes podem usar headsets de realidade virtual para visitar divisões totalmente decoradas com mobiliário IKEA, que pode até ser customizado (mudando a cor dos armários de cozinha, por exemplo). Ao recorrer à realidade virtual desta forma, os clientes podem ter uma visão mais realista de como a sua casa ficaria com os produtos do IKEA, dando todo um novo sentido à expressão “experimentar antes de comprar”.

4. Drones terrestres

Uma das maiores empresas de take away europeias, a Just Eat, que recentemente sofreu um rebrand, estabeleceu uma parceria com a Starship Technologies. O objectivo é colocar drones terrestres a entregar fast food. O drone tem 6 cameras e um sistema de GPS para se deslocar pelas ruas de Londres.

5. Entrega por drone

A Amazon concluiu recentemente a sua primeira entrega por Air drone, para clientes em Cambridge, no Reino Unido. Apesar de ser ainda apenas um teste preliminar, a empresa espera expandir o seu sistema de entrega por drones muito mais cedo do que inicialmente previsto.

6. Carteiras digitais

Os pagamentos digitais estão a crescer na Europa. As carteiras digitais estão a ser expandidas para mais de 20.000 lojas, incluindo a E.Leclerc na Polónia. No ano passado, a empresa de dados e análises Aimia descobriu  que existe um grande interesse por parte dos consumidores nas carteiras digitais. 31% dos europeus provavelmente utilizarão carteiras digitais através dos seus dispositivos móveis.

“Já notamos um grande impacto desta inovação no recrutamento de candidatos no sector do retalho”, refere Minh Truong, manager de  Sales & Marketing na Michael Page Bélgica. “Recrutámos, por exemplo, muitos candidatos para a Worldline, uma empresa que desenvolve soluções de pagamento digital. Tenho a certeza que teremos mais clientes com este tipo de pedidos no futuro.”

“Temos falado sobre pagamentos digitais deste a implementação da divisão de Digital & New Media em Itália. Temos muitas oportunidades nesta área, quer  no mercado tradicional (Retalhistas e Distribuição), como nas start-ups inovadoras”, comenta Filippo Maggi, Executive Director do PageGroup na Itália. O impacto desta inovação é impressionante, estamos agora a trabalhar com clientes de ICT (criptografia e desenvolvimento de sistemas sem dinheiro vivo) e com a vertente de automação de negócio digital.”

O nosso Estudo Global de Retalho 2016 inclui as mais recentes tendências no recrutamento para a área do retalho, em 10 países.  

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