You are here

Índice de Confiança: Perguntas Frequentes

O que é o Índice de Confiança?

O índice de Confiança da Michael Page tem como principal objetivo perceber qual a perceção dos candidatos relativamente ao mercado laboral. Este estudo baseia-se apenas nos candidatos que estão à procura de forma ativa de emprego no website da Michael Page. Foram realizados mais de 13,300 questionários na Europa Continental no primeiro trimestre e 15,600 no segundo. Este estudo inclui países como Espanha, Portugal, Itália, Turquia, França, Alemanha, Suíça, Polónia, Áustria, Holanda, Suécia e Bélgica.

Quem constitui a amostra?

Foram inquiridos todos os candidatos que se candidataram a ofertas no website da Michael Page, independentemente da sua situação profissional (empregados, desempregados, …). Esta amostra foi segmentada de acordo com as faixas etárias, nomeadamente candidatos com menos de 30 anos de idade, com idades entre os 30-49 e acima de 49.

Porquê utilizar o Índice?

O índice de Confiança dá um cálculo preciso e recorrente da perceção e situação profissional dos profissionais que se candidataram a ofertas. Desta forma, terá a oportunidade de acompanhar o comportamento dos candidatos a cada trimestre e a cada ano. O objetivo é conseguir acompanhar a evolução, quer esta seja positiva ou negativa. Esta análise pode ser ainda estendida a termos de comparação inter-regionais na Europa Continental.

Como é calculado?

Apenas a percentagem de candidatos ativos que consideram que a situação económica, laboral e profissional vai melhorar são tidos em conta. O índice mostra basicamente a proporção dos inquiridos mais otimistas. Recebemos a proporção de pessoas otimistas para cada um dos 10 indicadores.

Por exemplo:

Tendo em conta o desenvolvimento das suas competências, como acha que estará a sua situação profissional nos próximos 12 meses? Pior/ Igual/ Melhor/ Não tenho opinião

Caso 62% dos inquiridos respondam Melhor, estes 62% farão parte do cálculo da média do índice.

O que é realmente medido?

A média do índice dada pela idade é calculada tendo por base os 10 indicadores. 6 dos indicadores referem-se à situação profissional e os outros 4 à perceção do mercado.

Os indicadores relativos à situação profissional incluem respostas otimistas no que diz respeito ao desenvolvimento e melhoria de:

                - Competências;

                - Leque de funções;

                - Promoções profissionais;

                - Equilíbrio entre vida profissional e pessoal;

                - Nível de compensação;

                - Se inquiridos acreditam ou não que precisam de menos de três meses para encontrar uma nova oportunidade.

Já a perceção do mercado incluem os seguintes 4 indicadores:

                - Situação atual do mercado laboral

                - Perceção da evolução futura do mercado laboral

                - Situação económica atual

                - Perceção da evolução futura da economia

Desta forma, poderá rever a perceção e situação profissional para os candidatos com idades inferiores a 30, 30-49 e acima de 49 anos para todos os mercados incluídos no índice.