Lisboa, 08 de Junho de 2019 – A Michael Page, consultora de recrutamento especializado, registou um crescimento de 33% no setor de Secretarial & Management Support, nos primeiros cinco meses do ano, entre Janeiro e Maio de 2019, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

A evolução deste setor caracterizou-se pela diversidade na idade do recrutamento, incluindo colaboradores mais velhos, entre uma faixa etária dos 20 aos 60 anos. A preferência por profissionais com mais anos de experiência e maturidade, foi sobretudo registada pelas empresas que procuram recrutar perfis de secretariado executivo, nomeadamente as sociedades de advogados.

Os perfis qualificados, com formação superior e mestrado e domínio de idiomas, designadamente inglês, francês e espanhol, para a execução de funções de secretariado, office manager e atendimento (rececionistas), registaram maior procura pelas  empresas. Do ponto de vista comportamental, a discrição e confidencialidade, proatividade e multi-tasking associadas ao dinamismo e ao sentimento de integração na empresa, foram as soft skills mais procuradas.

A Michael Page tem vindo a registar, nos últimos anos, um aumento da procura dos perfis mais maduros para o desempenho de funções relacionadas com esta área, não só em Portugal como a nível mundial.

Para Ana Castro Dias, manager da área de Secretarial & Manager Suppport & Customer Service da Michael Page,

A preferência por profissionais com experiência consolidada e qualificados, tem  sido evidenciada em determinados setores. Há cada vez mais pessoas a trabalharem até mais tarde nas suas vidas e prevê-se que essa tendência se mantenha, alinhada com os fatores económicos e demográficos. Há áreas de negócio que procuram a maturidade de talento, um reflexo do mercado de trabalho atualmente mais flexível e inclusivo, com maior abertura e disponibilidade para integrar colaboradores seniores, valorizando, acima de tudo, a competência e experiência profissional.

Fundos de Investimento Imobiliário, Sociedades de advogados e multinacionais tecnológicas, são os sectores que mais recrutam nestas áreas em Portugal.