Lisboa, 22 de julho, 2019 – Estudo sobre as tendências de emprego e referências salariais em Portugal, elaborado pela Michael Page, consultora de recrutamento especializado, revelou que a área de Tax & Legal registou o maior nível de crescimento (45%), seguida da área de Tecnologias de Informação (29%). Os dados são referentes ao primeiro semestre deste ano.

O estudo destaca ainda o crescimento acentuado na área da saúde (25%), e nos centros de serviços partilhados (22%), assinalando-se ainda HR com um aumento de 15 valores percentuais, relativamente a idêntico período do ano passado.

O acentuado crescimento na área de Tax & Legal é marcado pelo dinamismo nas Sociedades de Advogados, que lideram o volume de negócios (66%), seguindo-se as Empresas (24%) e a consultoria fiscal com 10%. As funções de topo são as mais requisitadas nesta área, como as de secretariado executivo, seguidas da procura de perfis para office manager e atendimento.

De acordo com João Maciel, Manager de Tax & Legal, “o incremento desta unidade de negócio é um claro reflexo da vitalidade do sector e da procura pelo conhecimento especializado da Michael Page, considerada pelas empresas como o seu parceiro de negócio”.

A primeira metade do ano caracterizou-se também por uma forte procura das empresas de tecnologia e serviços por funções de desenvolvimento de negócio. Na zona Norte, as funções de software engineer e software development foram as mais requisitadas, observando-se ainda crescimento nas funções em Cibersegurança e Big Data, duas vertentes que têm registado uma forte procura por profissionais especializados com recurso à contratação de estrangeiros. O estudo revela ainda que no Norte do país, as softwarehouses continuam a liderar o recrutamento, seguidas da banca e da indústria que têm vindo a apostar na inovação e nas novas tecnologias.

Esta tendência observa-se também na Grande Lisboa, com os perfis de desenvolvimento de software a liderarem o recrutamento.

A procura acentuada por funções especializadas na área de TI tem-se observado também no setor da banca, invertendo a tendência dos dois últimos anos, em que se verificou redução de quadros e recurso ao outsourcing.

De acordo com Tatiana Leitão da Silva, Consultora de Information Technology da Michael Page, “a automatização de processos e a digitalização, associadas à área de segurança da informação contribuíram fortemente para este crescimento. Por outro lado, a ideia de que o IT pode ser um excelente aliado do negócio, leva a que áreas como Business Intelligence, Big Data e Analytics comecem a ter cada vez mais procura”.

O estudo aponta ainda para um aumento salarial entre 10 e 20%, nas funções de TI, acompanhando o aumento da procura, e um crescimento dos contratos de efetividade. Na vertente de desenvolvimento frontend, um profissional com 5 anos de experiência teria um salário anual a rondar os 35 mil euros como valor máximo, podendo atualmente atingir os 45 mil euros, devido ao investimento de empresas internacionais no mercado.

A vertente de IT está em crescimento desde 2016 e mantém-se, seja pelos centros de competências que estão a ser criados, inovação das indústrias, centros de serviços partilhados ou start-ups que apostam em perfis mais juniores, impulsionados por um conjunto de fatores, entre os quais, o investimento externo e o surgimento de novas empresas no mercado, como start-ups e multinacionais estrangeiras

comentou Sofia Santos, Consultant da Michael Page, Porto.

Observa-se também um crescimento acentuado no setor da hotelaria, devido à rápida expansão de grupos hoteleiros, com a procura de funções de liderança, como General Manager e Spa Manager/Directors, e um aumento de 10 a 15% nas remunerações nesta área.