You are here

Como potenciar a produtividade dos colaboradores.

Se gerir o trabalho dos colaboradores temporários de forma eficiente, maximizará o seu valor para a sua empresa.

Como primeiro passo, é importante que recorra a uma empresa de trabalho temporário especializada e proativa para o(a) ajudar a averiguar exatamente quais são os seus requisitos antes de contratar um trabalhador temporário.

Em seguida, para potenciar a sua produtividade, deve considerar as seguintes questões:

Sugestões para gerir trabalhadores temporários

  • Preparação – Antes de incorporar um colaborador temporário, considere os recursos necessários para realizar o seu trabalho de forma eficiente; por exemplo: secretária, computador com utilizador e palavra-passe e material de escritório.
  • Clareza – Dê ao trabalhador temporário objetivos alcançáveis e claros; explique a quem deverá reportar e o que fazer quando tiver uma dúvida. Os profissionais necessitam de objetivos concretos e os trabalhadores temporários não são exeção.
  • Trabalho em equipa – Informe a sua equipa sobre a incorporação. Provavelmente, os membros da equipa terão sugestões úteis para integrar o novo colaborador da melhor forma e potenciar a sua produtividade.
  • Respeito – Trate o seu trabalhador temporário exatamente como gosta de ser tratado(a). O trabalhador temporário tem uma experiência e uma visão privilegiada que poderão beneficiar a sua empresa se lhe der a oportunidade para contribuir.
  • Integração – No primeiro dia do trabalhador temporário, informe-o sobre o quotidiano da empresa (cultura do escritório, vestuário recomendado, etc.) e apresente-o ao resto da equipa.
  • Formação – O tempo passado em formação não deve ser desperdiçado: pode tornar o trabalhador temporário mais eficiente.
  • Comunicação – Obtenha comentários da pessoa que gere o trabalhador temporário para saber se está a fazer progressos. Por outro lado, fale diretamente com o trabalhador temporário para ver se tem quaisquer problemas que possam afetar a sua capacidade para realizar o projeto.
  • Comentários – Se o trabalhador temporário não se adaptar à sua empresa, dê feedback à empresa de recrutamento.

De trabalhador temporário para trabalhador permanente

Se considerar que um dos seus trabalhadores temporários apresenta um desempenho particularmente bom e pretende propor-lhe um cargo permanente, informe-o o quanto antes. Se não o fizer, poderá acabar por descobrir que lhe foi feita uma proposta para outra empresa. Deve levantar igualmente a questão junto da empresa de trabalho temporário com que trabalha, assim que decidir que quer fazer uma proposta permanente ao colaborador.

Se, desde o início do processo, a sua intenção é fazer uma proposta de trabalho permanente ao colaborador temporário, deve informar antecipadamente a empresa com que trabalha. Esta pode fornecer-lhe aconselhamento e ajudá-lo(a) a organizar avaliações para o trabalhador temporário durante o período inicial.