You are here

Perguntas de entrevista comuns em projetos temporários

Se está a preparar-se para uma entrevista para um projeto temporário, deve considerar como preparar as suas respostas. Muitos candidatos preparam-se para perguntas de entrevista padrão, mais adaptadas a empregos permanentes, mas os recrutadores poderão estar à procura de respostas diferentes da parte de um candidato temporário.

Espera-se dos trabalhadores temporários que se adaptem imediatamente ao modo de funcionamento do local de trabalho; o que significa que poderão ser-lhe feitas perguntas mais diretas na sua entrevista, visto que o empregador quererá saber se consegue adaptar-se imediatamente.

As perguntas de entrevista para projetos temporários poderão incluir os seguintes exemplos:

  • Porque se candidatou a este projeto?

Examine as especificidades do projeto. Escolha alguns pontos principais e adapte a sua resposta aos mesmos. Por exemplo, se as suas funções envolverem muitos prazos apertados, diga que lida bem com a pressão.

  • Como trabalha em equipa/com que tipos de equipa trabalhou?

Enquanto trabalhador temporário, os empregadores quererão garantir que se adaptará à equipa sem problemas, para que o seu trabalho possa ter um impacto imediato.

  • Porque quer trabalhar para esta organização?

Esta pergunta tem uma dupla finalidade. Irá avaliar a extensão da pesquisa que fez da empresa antes da entrevista e se possui valores que estejam em sintonia com a empresa.

  • Porque considera que um projeto temporário é um bom passo de carreira?

Se esta é a sua primeira entrevista para um projeto temporário, considere as suas motivações para se candidatar. Poderá ser prejudicial para si se não tiver uma boa resposta para esta pergunta. Concentre-se nas vantagens do trabalho temporário, na descrição de funções interessantes ou na qualidade do seu potencial empregador, e não nas desvantagens inerentes a este tipo de projeto.

Nas suas respostas deve demonstrar constantemente o que faz de si uma boa escolha para o projeto temporário. Por exemplo, os empregadores quererão saber se, enquanto trabalhador temporário, é flexível e adaptável. Procure realçar nas suas respostas uma ocasião em que teve de utilizar estes atributos numa função anterior.

Outro aspeto importante ao candidatar-se a um projeto temporário é a capacidade para aprender rapidamente e conviver com vários tipos de equipa. Assim, para mostrar que possui estas qualidades, pense cuidadosamente em exemplos reais que possa fornecer. É importante demonstrar que aprende rapidamente e que tem uma grande capacidade de adaptação, podendo discutir os dois atributos em conjunto. Se esteve numa situação anterior em que começou a trabalhar num projeto que já estava em curso e obteve bons resultados, realce o efeito que teve quando foi  contratado(a) e os aspetos relevantes do trabalho em equipa envolvido.

Deve estar também preparado(a) para explicar porque escolheu candidatar-se a um projeto temporário em vez de optar por uma função permanente. Aponte um motivo válido que incentive o empregador a considerá-lo(a) para a função. Pode dizer, por exemplo, que está a tentar acumular experiência num leque de organizações porque lhe interessa trabalhar com diferentes equipas e em diferentes projetos.