You are here

Vantagens do trabalho temporário para a sua carreira

Trabalhar em projetos temporários pode ser uma excelente forma de se manter a par do seu setor, acrescentar experiência ao seu CV e colmatar períodos de inatividade entre empregos. Muitas pessoas tomam a decisão de trabalhar quase exclusivamente em projetos temporários, e alguns empregadores descobrem que estes profissionais podem adicionar valor imediato a um projeto.

Mas, independentemente dos seus motivos para aceitar um projeto temporário, esta é uma mudança de carreira que importa considerar, uma vez que pode ganhar uma visão aprofundada de como diferentes organizações operam no seu setor.

Quais são as vantagens deste tipo de projeto?

Se tiver dificuldade para encontrar um emprego permanente porque não tem experiência relevante suficiente ou pretende desenvolver um conjunto de competências em várias áreas, o trabalho temporário fornece o cenário perfeito para aprender. Também pode considerar esta fase como um “período experimental” junto da organização e das pessoas com quem poderá vir a trabalhar em regime permanente.

Efetivamente, se estiver interessado(a) em integrar uma função permanente depois de ter realizado um projeto temporário, será mais provável que os empregadores o(a) contratem devido à sua experiência.

Para tirar o máximo partido dos projetos enquanto trabalhador temporário, deverá ser:

  • Adaptável e flexível

Este é talvez o atributo mais óbvio, mas é muito importante se estiver a autopromover-se como trabalhador temporário. Não pode trabalhar de forma eficiente como um membro temporário da empresa se for incapaz de se instalar muito rapidamente em novos ambientes.

  • Capaz de trabalhar sob pressão

Os trabalhadores temporários são recrutados sobretudo quando há um prazo para cumprir ou uma carga de trabalho maior do que aquela com que a equipa habitual consegue lidar. Como tal, é importante que lide bem com a pressão.

  • Um bom comunicador

As competências de comunicação são desejáveis na maioria dos projetos, mas na qualidade de novo membro da equipa, deverá ser capaz de comunicar eficazmente e de ouvir os seus colegas em cada organização onde trabalhar para evitar cometer erros.

  • Capaz de delegar projetos

Poderá haver alturas em que o seu contrato termina antes de ter concluído o projeto, pelo que é importante que seja proficiente na delegação de tarefas e tenha uma estratégia implementada que ajude a equipa a continuar após a sua partida.

Para mais conselhos, leia os nossos artigos sobre como adaptar o seu CV para projetos temporários e perguntas de entrevista comuns para projetos temporários.