A Michael Page, líder mundial em recrutamento especializado, anuncia um crescimento no recrutamento de quadros ligados ao setor da Logística e Supply Chain (Gestão da Cadeia de Produção).

Entre os setores e empresas com maior crescimento, destacam-se as Operações Logísticas e E-commerce que registaram em 2020 um crescimento de 15% relativamente ao ano anterior, seguindo-se as empresas de Transportes B2C, com um aumento de 10% e o Setor Farmacêutico, com um crescimento de 4%.

As funções “top” e “middle management” são as mais requisitadas, num setor que regista dificuldade na atração de talento em Portugal. Entre os perfis mais procurados, destacam-se os seguintes: Supply Chain Manager, Diretor de Operações Logísticas, Responsável de Transportes, Responsável de Logística E-commerce, Supply & Demand Planner, Category Buyer, Procurement Manager e Head of Procurement.

Entre as competências mais valorizadas pelos empregadores e fatores críticos para a contratação, destacam-se a procura de perfis dinâmicos, analíticos, com domínio de competências digitais, capacidade de liderança e de comunicação, e mentalidade “problema solving”, com o pensamento voltado para a solução e resolução de problemas, além das capacidades técnicas.

A tendência de evolução das contratações na Logística e Supply Chain é acompanhada pelo aumento das remunerações neste setor, tendo-se registado no primeiro trimestre deste ano face a 2020, um crescimento em média superior a 4%. As funções que registaram maior crescimento em termos de remuneração estão diretamente associadas ao setor de E-commerce, Transportes e Supply Chain, com aumentos entre 5% e 10%.

No que diz respeito às regiões do país onde se regista maior criação de emprego no setor da Logística e Supply Chain, a Grande Lisboa, Carregado, Azambuja e Setúbal, onde estão localizados grandes centros logísticos e de distribuição, são as áreas com maior procura. 

Segundo Filipe Forte, Associate Manager da Michael Page “O crescimento da Logística e Supply Chain foi impulsionado, em grande parte, pela transformação decorrente do isolamento social, que contribuiu para a forte procura de serviços e produtos online. Estes são os setores que garantem a chegada dos produtos ou serviços às mãos dos clientes, tornando-se ainda mais essenciais, o que motiva o crescimento da procura no campo das contratações por estes profissionais e o consequente aumento em termos de remuneração“. 

Publicado a 14/04/2021

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.