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Home>Conselhos>Gestão de Carreira>Desenvolvimento profissional>Como se destacar nos primeiros 90 dias numa empresa (vídeo)

Como se destacar nos primeiros 90 dias numa empresa (vídeo)

Os primeiros 90 dias num novo emprego são como descobrir uma nova cultura nas férias. Para se integrar, precisa de conhecer os rituais, hábitos e valores dos seus novos colegas e managers.   

As primeiras impressões são criadas através de informação limitada por ambas as partes. Como novo colaborador numa empresa, é importante destacar-se nos primeiros 90 dias. “Começar um novo emprego é como visitar um novo país,” comenta Francisca Santos, Consultora Sénior da Michael Page. “Nestes dias, irá sobressair junto dos seus colegas e as suas ações não passarão despercebidas. É importante ter uma atitude positiva e não comentar o que se passa à sua volta. Este é um erro cometido frequentemente por colaboradores mais jovens.”

Apresentamos sete conselhos em para se destacar nos primeiros 30 dias no seu novo emprego.  

1. Prepare-se para o desconhecido

São poucas as pessoas que viajam sem qualquer preparação. Normalmente tentamos pesquisar a linguagem, moeda e cultura do destino antes de entrar no avião. Porque haveria de ser diferente com um novo emprego? 

Nas semanas antes de começar, mostre iniciativa e contacte o seu novo chefe para falar sobre a nova função e saber como se pode adaptar à equipa existente e aos objetivos da empresa. Desta forma, poderá agir rapidamente consoante as novas situações com que se depara. 

2. Conheça as políticas da empresa

Culturas diferentes têm rituais e estruturas diferentes, por isso é importante conhecer as políticas da sua nova empresa. O que é importante para os seus colegas e managers? Quais são os líderes não oficiais do grupo? Trabalhar arduamente não o leva longe se não conhecer o funcionamento da empresa.  

“Vejo pessoas demasiado focadas nas competências técnicas de uma função, “ explica Michael D. Watkins, autor de The First 90 Days: Proven Strategies for Getting Up to Speed Faster and Smarter. Watkins aconselha a focar-se nas pessoas mais importantes de conhecer. Uma vez que ganha a sua confiança, irão partilhar consigo as regras da empresa. 

3. Oiça e aprenda antes de tirar conclusões

Todos nós temos a tendência de pensar que o nosso método é o correto. No entanto, é bastante provável que na sua nova empresa organizem as coisas de uma forma diferente.

Retenha o máximo de informação possível sobre os seus colegas, funções, responsabilidades e método de trabalho da empresa. Isto permitirá que desenvolva rapidamente relações pessoais e profissionais com os seus novos colegas, o que é um passo importante ao começar uma nova função.  

4. Evite – a todo o custo – que os seus colegas tirem conclusões precipitadas sobre si

Todos nós sabemos como é fácil tirar conclusões precipitadas sobre estranhos. A partir do momento em que cria uma imagem sobre si, é muito difícil alterá-la, mesmo que seja injusta. Chegou atrasado na primeira semana de trabalho? Os seus colegas podem vê-lo como irresponsável. Tomou algumas decisões de gestão pouco favoráveis? Podem começar a questionar as suas capacidades.  

Se cometer muitos destes pequenos erros, poderá acabar com um mau feedback, apesar de todo o seu talento.

5. Seja um membro ativo da equipa

Ao começar a trabalhar numa empresa, é um estranho para os seus colegas – mas o seu objetivo é tornar-se um membro da equipa nos seus três primeiros meses: alguém que conhece todas as regras e piadas privadas. Para fazer parte da nova ‘tribo’, é importante mostrar que é um membro ativo. Deve mostrá-lo ao longo do dia, juntando-se a almoços de equipa e, eventualmente, a atividades lúdicas ou sociais após o horário de trabalho. 

Esta é uma forma infalível de conhecer os seus colegas e de demonstrar a sua personalidade e forma de trabalhar. A felicidade no local de trabalho e o desempenho não se conseguem apenas com a realização de tarefas, mas também através da colaboração e relacionamentos.

6. Assegure uma conquista

Todos os grupos têm rituais para os novos membros provarem que merecem pertencer à equipa. Geralmente, as empresas não têm rituais oficiais, no entanto, provar o que vale rapidamente contribui bastante para a construção de uma reputação positiva. Esta conquista não tem de ser grandiosa, mas apenas algo que demonstre as suas capacidades. Pode ser algo simples como entregar um projeto antes da data limite, colaborar numa tarefa extra ou alcançar um resultado visivelmente positivo.

Os primeiros 90 dias vão passar rapidamente e, sem se aperceber, terá criado rapidamente uma imagem sobre si e sobre a sua função. Lembre-se destes conselhos e irá destacar-se.

Para mais conselhos sobre como evoluir na sua vida profissional, visite os nossos Conselhos de Gestão de Carreira. 

 

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